....
....
26/12/2014

VÍDEO E FOTOS: Missas de Natal na Catedral de Campina apresentaram Presépio Vivo e exaltação ao nascimento de Jesus


A Catedral de Campina Grande realizou neste dia 25 de dezembro, dia do Natal do Senhor, Missas pela manhã, à tarde e à noite, para frisar aos fiéis a importância do nascimento de Jesus para a humanidade e celebrar esse momento considerado o mais importante para os cristãos. Durante as celebrações, o grupo de teatro da Catedral fez encenações do Presépio Vivo.


Em cada encenação, jovens e uma criança – simbolizando o Menino Jesus – realizaram a chegada de Maria, José e o Menino Deus ao presépio, montado ao lado do altar. A Sagrada Família no presépio serviu de inspiração para que os padres que celebraram as Missas do Natal pudessem falar da importância do nascimento do Cristo para os fiéis.


A Sagrada Família - Jesus, Maria e José - chegou à Catedral de Campina Grande durante a celebração do Natal


Na Missa das 17hs, o Padre Paulo Sérgio lembrou que o Natal é a celebração do nascimento daquele que veio para nos salvar. “Como dizia Santo Irineu, o Filho de Deus se tornou homem para que os filhos do homem se tornem filhos de Deus”.


Pe Paulo lembrou que o Natal é a festa da transformação da palavra em carne. “O verbo se tornou carne. O Filho de Deus veio para que não sejamos mais humanos, mas, divinos. O Filho de Deus assume a natureza humana e, ao assumir a natureza humana, diviniza a natureza humana”. Ele lembrou que, ao se tornar humano, Jesus “não veio para morar entre nós, mas para morar em nós, fazer morada em nosso coração”.


O Presépio Vivo permaneceu na Catedral de Campina Grande durante a celebração da Missa do Natal


Jesus sem pecado – Padre Paulo destacou que, mesmo tendo a sua natureza humana, Jesus não carrega, consigo, o pecado. “Do presépio, Jesus vai para a cruz; da cruz, para a Eucaristia; e da Eucaristia para o nosso coração. Jesus vem para nós com todas as fragilidades, menos o pecado”.


Pe Paulo lembra que o pecado não nos pertence, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus. “O pecado não faz parte da natureza humana. Ele é um acidente em nossa vida. Por isso, só Jesus é verdadeiro homem”.


Durante a homilia, Pe Paulo lembrou que o Natal é a festa da transformação da palavra em carne


Padre Paulo Sérgio finaliza a sua homilia lembrando que o cristão, além de humano, é, também, divino, por isso tem a capacidade de demonstrar amor ao próximo. “O cristão também é divino, por isso é capaz de amar. Busque na sua vida o divino que é Jesus, busque o divino que, pelo batismo, está dentro do seu coração”.


Durante a celebração, a igreja recebeu a Sagrada Família, formada por Maria, José e o Menino Jesus. Eles tomaram parte no Presépio Vivo, que contou, também com a presença de anjos e dos reis magos.


Padre Paulo Sérgio tomou o Menino Jesus nos braços, antes de realizar a Bênção Final, na celebração do Natal do Senhor


Veja vídeo com momentos dedicados ao Presépio Vivo de Natal, na celebração do Natal do Senhor, na Catedral de Campina Grande:



Do Blog Carlos Magno, com Pascom – Catedral