....
....
03/04/2015

Cássio sabe disso? Profissionais do Mais Médicos e Provab atendem a 62,3% dos municípios paraibanos


Já falei aqui que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) foi muito infeliz ao apresentar proposta que inviabiliza o programa Mais Médicos, que atende a mais de 62 milhões de brasileiros. Mas disse também que ele fez isso porque, como líder do PSDB no Senado, além de receber o bônus que a função lhe confere, tem que arcar com o peso do ônus também – neste caso, ter de ser o autor de uma medida extremamente impopular, que tem recebido críticas em todo o país.

 

Na Paraíba, por exemplo, os Programas Mais Médicos e Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab) estão implantados em 139 municípios, o que representa 62,3%. No total, 419 médicos estão atuando na Paraíba através dos dois programas do Ministério da Saúde, sendo 248 profissionais médicos, através do Mais Médicos, dos quais 147 são cubanos, 92 brasileiros e 9 intercambistas (médicos não cubanos ou brasileiros formados no exterior).  Já pelo Provab, são 171 profissionais.
 
Na Paraíba atuam 248 profissionais médicos, através do Mais Médicos, dos quais 147 são cubanos, 92 brasileiros e 9 intercambistas (médicos não cubanos ou brasileiros formados no exterior)
Na Paraíba atuam 248 profissionais médicos, através do Mais Médicos, dos quais 147 são cubanos, 92 brasileiros e 9 intercambistas (médicos não cubanos ou brasileiros formados no exterior)
 

“O Programa Mais Médicos vem contribuindo bastante para a consolidação da Atenção Básica no país, tem contribuído para que os gestores municipais também possam prestar a assistência devida que a população precisa”, disse a gerente de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shênia Maria Felinto.

 

Para Shênia, é importante fortalecer o programa e os profissionais.  “Acreditamos que nesse momento a gente vive no país um embate muito forte e a Atenção Básica está sendo vista como prioridade. O programa em si está focado em fixar profissionais da Atenção Básica, mas essa é apenas uma das estratégias. Se quer também ampliar o número de vagas nos cursos de medicina, que ainda é muito elitista no nosso país, para que assim o povo brasileiro tenha acesso, o que faria não precisarmos mais de médicos estrangeiros”, concluiu a gerente de saúde.

 

Mais Médicos – Lançado pela Presidência da República em julho de 2013, o programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, firmado com estados e municípios, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

 

Provab – O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica é uma iniciativa de aperfeiçoamento de médicos na Atenção Básica e provimento de profissionais nas regiões mais carentes, como no interior dos estados e nas periferias dos grandes centros. O Provab prevê atuação de profissionais de saúde durante 12 meses em diversos postos de atuação pelo país, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica provido pela Rede UNA-SUS. Semanalmente, o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas Unidades de Saúde e oito horas no curso de especialização.