Os festejos juninos do Brasil, entre eles o de Campina
Grande, Bananeiras, Santa Luzia e João Pessoa, na Paraíba, serão apresentados
em quatro países da Europa entre os dias 7 de abril e 28 de maio em Lisboa,
Madri, Roma e Paris. A iniciativa é da Embratur (Instituto Brasileiro de
Turismo), por meio do projeto Brasil Junino, que é uma amostra do tradicional
São João brasileiro.
A Embratur vai destacar as principais festas, como a
realizada em Campina Grande. Já, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria
de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE) e a Empresa Paraibana de Turismo
(PBTur), vai mostrar aos agentes de viagem europeus as peculiaridades dos
eventos de outras cidades, inclusive, João Pessoa, considerada a porta de
entrada dos turistas no estado.
O São João será divulgado na Europa entre os dias 7 de abril e 28 de maio em Lisboa, Madri, Roma e Paris. A iniciativa é da Embratur, por meio do projeto Brasil Junino, que é uma amostra do tradicional São João brasileiro
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que por
intermédio de uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira,
secional Paraíba (ABIH-PB), haverá também um processo de capacitação para
agentes de viagem. Serão ao todo 320 profissionais do turismo que comercializam
os roteiros diretamente com o público final. Durante as ações da Embratur será
exibido um vídeo institucional com tradução para os idiomas de cada
nacionalidade.
Durante a apresentação do Brasil Junino será montado um
verdadeiro arraial, no qual serão realizados shows, apresentação de quadrilhas,
além de serem oferecidos pratos típicos da época. Em Lisboa estão confirmadas
as apresentações dos paraibanos Elba Ramalho, Os Gonzagas e Lucy Alves. Os
eventos acontecerão em espaços públicos das capitais européias e terão entrada
grátis.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, defende a
promoção internacional das festividades juninas como uma alternativa no combate
à sazonalidade turística. 'Depois do carnaval, o São João é considerado o
festejo popular mais comemorado pelos brasileiros. Queremos, com essa
estratégia, assegurar uma procura ao longo de todo o ano', explica.
A ação tem a expectativa de atingir um público direto de
mais de 40 mil pessoas, além do trade turístico, a imprensa especializada e
formadores de opinião de países considerados estratégicos. 'Portugal, Espanha,
Itália e França estão no bloco dos principais emissores de turistas para o
Brasil, além de possuírem predileção pelo turismo cultural. Apoiar ações como
essa é uma grande oportunidade para mostrar as tradições juninas como mais uma
opção de manifestação artística popular além do carnaval', reforça Lummertz -
Secom-PB.
Portal Carlos Magno
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