....
....
19/05/2014

Gestão Romero Rodrigues abandona Vila Olímpica Plínio Lemos, “obra símbolo” da gestão Veneziano. Veja fotos


Uma obra considerada símbolo da gestão do ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), a Vila Olímpica Plínio Lemos está completamente abandonada pela atual gestão, que tem à frente o prefeito Romero Rodrigues (PSDB). O local tem lixo por toda a parte, a piscina está imprestável devido à lama no lugar da água e outros equipamentos estão totalmente depredados e abandonados, imprestáveis para o uso.

Fotos tiradas por populares e publicadas nas redes sociais mostram o atual estado de abandono da Vila Olímpica, antes um local de lazer e prática de esportes, que também oferecia outros serviços, como alimentação, através de uma cozinha comunitária desativada pela atual gestão; e saúde, numa unidade do Programa Saúde da Família, que não mais funciona como deveria.

Vila Olímpica Plínio Lemos de Campina Grande totalmente abandonada

Vila Olímpica Plínio Lemos de Campina Grande totalmente abandonada

A Vila Olímpica Plínio Lemos, considerada um dos melhores equipamentos esportivos do Norte e Nordeste do Brasil, foi construída na gestão passada. Trata-se de um completo, moderno e eficiente complexo esportivo com quadra de areia; ginásio poliesportivo; piscina coberta, adaptada para portadores de necessidades especiais; salas de dança, ginástica e artes marciais; campo de futebol; pista de atletismo; área de lazer, Memorial do Esporte e núcleo do programa Campina Bem Estar, além de um restaurante popular e um núcleo do Programa Saúde da Família - PSF integrados.

A Vila Olímpica, erguida onde antes eram as ruínas do antigo Estádio Municipal Plínio Lemos, significou um investimento de R$ 6,5 milhões, com recursos próprios e mudou a vida dos moradores da região leste, transformando um espaço antes abandonado (coincidentemente, na gestão do PSDB, anterior à de Veneziano) em uma grande iniciativa de inclusão e desenvolvimento social, através da implantação de programas de educação esportiva, com 15 modalidades oferecidas, beneficiando mais de 2 mil crianças, jovens e adultos campinenses.

Vila Olímpica Plínio Lemos de Campina Grande totalmente abandonada

Vila Olímpica Plínio Lemos de Campina Grande totalmente abandonada

População reclama - O frequentador da Vila Olímpica Severino Alves, de 56 anos, convocou a imprensa de Campina Grande para averiguar a denúncia sobre o estado lastimável em que se encontra a Vila Olímpica Plínio Lemos. Seu Severino, que mora na Rua Campos Sales, no bairro do José Pinheiro, disse não temer represálias da gestão municipal e reclama que o espaço está um caos.

A piscina, mostrou o denunciante, se encontra em completo abandono, servindo tão somente para criadouro de mosquitos da dengue, como se pode ver nas fotos ou indo visitar o local. As bombas de drenagem estão quebradas, os dutos entupidos e há terra e muito lixo no local.

“Os banheiros estão imundos, falta lugar para guardar materiais quando está chovendo, a área dos chuveiros se encontra com limo pela falta de limpeza, causando riscos de acidentes aos usuários, os chuveiros estão todos danificados, fezes humanas e de animais são facilmente encontradas nos arredores da piscina”, disse ele.

Vila Olímpica Plínio Lemos de Campina Grande totalmente abandonada

Vila Olímpica Plínio Lemos de Campina Grande totalmente abandonada

O morador solicita ao prefeito Romero Rodrigues e à Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer - Sejel, que tome providências. “Trata-se de um bem público que está com paredes com infiltrações, lixo em todos os locais, fiações expostas, cercas depredadas, dentre outros problemas”, afirmou o denunciante.

“A única piscina que funciona é na quadra de vôlei de praia, onde a chuva inundou o local e as crianças brincam com uma água imunda, correndo sérios riscos de saúde. Afinal de contas, a Vila Olímpica é o único espaço que os jovens do bairro do José Pinheiro tem para a prática de esportes”, afirmou Severino Alves.

Vila Olímpica Plínio Lemos de Campina Grande totalmente abandonada

Vila Olímpica Plínio Lemos de Campina Grande totalmente abandonada

Outras obras abandonadas - No último ano da gestão Veneziano também iniciou as obras da segunda Vila Olímpica, no bairro das Malvinas, entre as ruas Jamila Abraão Jorge e Jabuticabeiras, no antigo campo do Guarany, uma ação que teve a participação direta do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que direcionou os recursos necessários para a concretização da obra, que inexplicavelmente está paralisada.

Outras obras da gestão passada – finalizadas ou repassadas à atual gestão em andamento e/ou com recursos garantidos em caixa – estão abandonadas, a exemplo do Canal da Santa Rosa, conhecido popularmente como Canal da Lama, a segunda UPA de Campina Grande, no canteiro da Avenida Dinamérica; e o Centro Regional de Reabilitação Funcional e Assistência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que fica no contorno da Avenida Dinamérica.

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing