....
....
08/09/2014

Paraíba tem a quarta pior nota do IDEB no Brasil e não atinge metas anuais do Ministério da Educação


A Paraíba foi o quarto Estado do país com a menor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013 nas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e está entre os 17 Estados com o pior desempenho no ensino médio. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os números revelam, entretanto, que nessas duas fases do ensino básico e ainda nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) as notas alcançadas pela Paraíba cresceram em relação ao exame anterior, mas não conseguiram atingir as metas projetadas para 2013, no que se refere à segunda fase do ensino fundamental e ensino médio.

Queda Ideb Paraíba

As notas gerais da pesquisa consideraram os resultados obtidos pelos alunos da rede pública (escolas estaduais e municipais) e da rede privada. Na segunda fase do ensino fundamental, a Paraíba conseguiu em 2013 a nota de 3,5, um ponto a menos que a meta projetada. O Estado superou apenas as notas dos estados de Alagoas (3,3), Sergipe (3,2) e Bahia (3,4).

Nessa mesma série, a nota dos alunos das escolas públicas (3,2) ficou abaixo da nota total. O mesmo registro de queda apareceu para os estudantes da rede estadual (3,0). Já a nota da média nacional do país nessa série foi de 4,2. Na rede estadual, a nota obtida pelos estudantes do ensino médio na Paraíba foi 3,0.

Do Blog Carlos Magno, com Jornal da Paraíba