....
....
14/10/2014

Votação do PSDB para presidente em Campina Grande foi menor que na eleição de 2010


A vinda do candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves (PSDB), a Campina Grande e a João Pessoa na próxima sexta-feira (17), confirmada pela assessoria da coligação ‘A Vontade do Povo’, encabeçada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), tem uma finalidade básica: ampliar sua votação nessas cidades, principalmente em Campina Grande, onde o tucano ganhou de Dilma.

 

A Rainha da Borborema foi a única cidade da Paraíba onde Aécio venceu a presidente Dilma. O tucano obteve 84.577 votos no 1º turno em Campina, 15.768 mais que Dilma (68.809). Ele ganhou em todas as 4 zonas eleitorais, mas apenas 2 mil votos o separaram da petista na 72ª zona. O segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, com 263.489 eleitores, foi a única nordestina de grande porte em que Aécio Neves saiu vitorioso das urnas: teve 39,4% dos votos válidos, contra 32,1% da petista.


 

Na foto, Aécio Neves visita Campina Grande no mês de junho, durante o São João


Além de ter vencido em Campina Grande, Aécio teve seu melhor desempenho entre os Estados nordestinos na Paraíba: 23,38% dos votos válidos. O tucano também venceu em Buerarema (BA), embora o município rural do sul baiano, envolto em um conflito de terras indígenas entre fazendeiros e descendentes de índios tupinambás, tenha pouca expressão no cenário nacional. Na pequena cidade de apenas 10.723 eleitores, Aécio teve 66,6%, e Dilma, 25,7%.

 

O desempenho de Aécio, porém, foi pior do que o de José Serra em 2010, quando o então presidenciável tucano venceu em oito cidades paraibanas. Em Campina Grande, Serra liderou o primeiro turno com mais vantagem do que Aécio: 43% dos votos, contra 28,7% de Marina Silva, à época no PV, e 27,3% de Dilma. Nos arredores da cidade, Serra venceu em Lagoa Seca, Areial, São Sebastião de Lagoa de Roça e Pocinhos. Em outros municípios da região, os tucanos perderam para os petistas por uma diferença menor do que agora com Aécio.

 

Emanoel Tadeu, especial para o Blog Carlos Magno