....
....
19/10/2014

Mais um artigo do Professor Jônatas Frazão: "A pixotada de Efraim e a dubiedade dos Cartaxo"


Vi com muita atenção a movimentação dos apoiadores do candidato a governador Ricardo Coutinho (PSB) que inventaram de criar comitês Aécio-Ricardo aqui na Paraíba. Os comitês tem o DNA dos MoraisEfraim pai e Efraim filho – e o apoio de meia dúzia de três ou quatro ‘lideranças’, a exemplo de Artur Bolinha, em Campina Grande. Ou seja, coisa muito pequena mesmo, mas que tomou grandes contornos.

 

A ‘pixotada’ começou por Efraim que, alçado ao cargo de coordenador geral da campanha de Ricardo neste segundo turno, tinha que se tocar e saber que, nesta condição, deveria respeitar a posição política anunciada pelo governador de votar em Dilma para presidente. A decisão pessoal de Efraim de votar em Aécio deveria, sim, ter sido colocada em segundo plano, pois a posição ‘de grupo’ era outra.


Os irmãos Luciano e Lucélio Cartaxo aliaram-se a Efraim pai e Efraim filho

 

Depois, vejo a dubiedade dos irmãos CartaxoLuciano e Lucélio – ao criticar os comitês e o próprio Efraim e escalar os seus mais próximos para fazer o mesmo. Quer dizer que Efraim, o DEM e essa meia dúzia de três ou quatro serviam para votar em Lucélio, mas ao anunciar voto em Aécio não valem mais nada? Como membros da ‘direita ultrapassada’ eles serviam para votar no PT e em Lucélio, mas agora não podem externar sua posição de votar em Aécio, contrária aos interesses do PT?

 

A verdade é que estão fazendo uma tempestade em copo d’água com essa história dos comitês. Uma coisa tão simples e tão corriqueira aqui em nossa Paraíba, tomar contornos tão grandes a ponto de alguém sugerir um ‘racha’ entre os irmãos e o Mago? Maior que isso foi a união do PT a Ricardo e nem por isso se ouviu nada em contrário desse povo. Essa tempestade toda só faz sentido se for para servir a outros interesses. Até mesmo os inconfessáveis.

 

Aliás, numa próxima análise vou mostrar que os erros cometidos por Luciano e Lucélio Cartaxo foram responsáveis pelo pífio resultado obtido por eles nesta campanha. Depois de ter se saído bem da disputa eleitoral de 2012, elegendo-se prefeito, Luciano parece que desaprendeu e por conta de seus próprios erros não fez o irmão Senador da República. Depois conto os detalhes.


Jônatas Frazão (professor aposentado da UFPB), especial apra o Blog

Carlos Magno