....
....
20/10/2014

Durante Missa na Catedral, Pe Luciano diz que cristãos não podem ser indiferentes à política


O Padre Luciano Gudes, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, aproveitou a homilia da Missa deste domingo (19) para pedir que os fiéis participem ativamente da vida política na comunidade. Ele aproveitou a leitura do Evangelho para dizer que cada cristão tem o dever de não apensas se dedicar à sua religião, mas também deve ter sua participação nas coisas do mundo.

 

No Evangelho, Jesus responde a uma provocação dos fariseus sobre o recolhimento do tributo a César, com a famosa frase ‘Daí a César o que é de César; e a Deus o que é de Deus’. “O cristão não pode ser indiferente à política, à cultura, às coisas da sociedade. Somos todos responsáveis por este mundo ser melhor ou pior”, disse ele.


Pe Luciano Guedes, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Concaição, em Campina Grande

 

Ao afirmar que cada cristo deve buscar a sinceridade, o sacerdote diz que é preciso ler além do que um texto nos mostra, ter o olhar mais apurado sobre as notícias, por exemplo. “A notícia pode trazer algum entendimento que a palavra não mostra, que o texto em si não consegue externar”.

 

Exatamente uma semana antes do segundo turno das eleições para governador e presidente, Pe Luciano Guedes disse que até o próximo domingo teremos tempo suficiente para uma profunda reflexão sobre o nosso papel em sociedade. “Este domingo é para que pensemos: como eu estou exercendo a minha cidadania?”, questionou ele.

 

Pe Luciano disse que ser cristão é ir além da participação na Santa Missa e da vida numa comunidade religiosa. “Ser cristão é também se preocupar com as coisas que são manipuladas pelos césares deste mundo. Dar a César o que é de César quer dizer que temos que nos preocupar também com as coisas do templo”.

 

O pároco conclamou os fiéis a refletir durante a semana e, no domingo, buscar um pensamento coletivo, não apenas visar o próprio umbigo. “O cristão também é aquele que não reduz as necessidades deste mundo a um interesse, a um partido, a uma ideologia”.

 

E finalizou pedindo que tenhamos uma vida sempre voltada para as coisas do céu, sem esquecer as coisas do mundo. “Submetam todas as coisas a Deus, porque Ele, sim, é o senhor de todos. Cristão de verdade é aquele que se projeta para o céu, mas não esquece as coisas da terra”.

 

Do Blog Carlos Magno, com Pascom – Catedral