....
....
28/10/2014

Análise política: Ricardo pode fazer segundo mandato melhor que primeiro


O governador Ricardo Coutinho tem tudo para fazer um segundo mandato bem melhor que o primeiro. E digo isso pelos apoios que ele conseguiu angariar para a sua reeleição. Considerando a aliança formada para o segundo turno, Ricardo terá, em Brasília, um bom sustentáculo para seu governo, que poderá lhe garantir recursos para a concretização de projetos importantes para o estado.

 

No primeiro mandato, Ricardo tinha, em Brasília, apenas o apoio do Senador Cássio Cunha Lima, que por força de sua posição contrária ao Palácio do Planalto, não pôde fazer muita coisa para ajudá-lo. Cássio, como opositor ferrenho da presidente Dilma, passou quatro anos sem ajudar em nada o Mago, pois lhe faltava cacife suficiente para angariar recursos federais. Ou lhe faltava, até mesmo, disposição, em face do que já vislumbrava para o processo eleitoral de 2014.


Ricardo Coutinho terá apoios fundamentais para este seu segundo mandato

 

Agora, Ricardo Coutinho terá dois senadores à sua disposição: José Maranhão, eleito este ano; e Vital do Rêgo, que já desfrutava de grande prestígio junto ao Governo Federal – tanto que conseguiu vários benefícios para Veneziano (enquanto prefeito de Campina Grande) e para vários municípios paraibanos, cujos prefeitos lhe apoiavam.

 

E, agora, após as eleições, Vital aumentou sua cotação junto à presidente Dilma – como mostra o teor da conversa por telefone entre os dois, após o segundo turno. E como o próprio Ricardo foi fundamental para a reeleição da presidente, este fato acaba sendo um somatório de forças em favor da Paraíba.

 

Além do mais, Ricardo terá Veneziano na Câmara Federal, que, sendo irmão do prestigiado senador Vital, terá, também, moral para conseguir muito para azeitar o segundo governo de Ricardo.

 

E some-se a isso o ingrediente político: Veneziano e Vital tem interesses políticos futuros, que foram discutidos quando da formalização da aliança do segundo turno que garantiu a vitória de Ricardo sobre Cássio, é claro. Além do mais, existe, também, o próprio prestígio que Ricardo conquistou junto à presidente, ao anunciar seu apoio a Dilma no segundo turno, em detrimento da posição de sue partido, o PSB, de apoiar Aécio.

 

Os próximos passos desse xadrez político, envolvendo essas lideranças da Paraíba, poderão significar um ganho extraordinário para nosso estado. É só esperar. E a Paraíba, ansiosa, fica na expectativa.

 

Do Blog Carlos Magno