....
....
04/11/2014

Vital diz que o anúncio de que o túnel ‘Cuncas 1’ da Transposição tem 94,4% de execução é uma excelente notícia


Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que o fato de as obras do túnel ‘Cuncas 1’, o mais extenso para transporte de água da América Latina, que integra o projeto da Transposição do Rio São Francisco, estar com 94,4% do nível de execução é uma excelente notícia.

 

Em entrevista na semana passada, Vital anunciou que, brevemente, fará sua quarta visita ao canteiro de obras da transposição. Segundo ele, o túnel Cuncas 1 tem 15 quilômetros de extensão e seção de 9 metros de altura por 9 de largura, e interliga os Estados de Ceará e Paraíba, pelo eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco.  Ao todo, mais de 1.600 profissionais contribuíram na construção desse túnel.


O senador Vital e a presidente Dilma entregaram, recentemente, o túnel Cuncas 2

 

Além do Cuncas 1, também faz parte do empreendimento o túnel Cuncas 2, já concluído e entregue pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff e pelo senador Vital do Rêgo em maio deste ano, com 4 km de extensão, que começa em São José de Piranhas e termina em Cajazeiras, ambos os municípios na Paraíba.

 

Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco possui quatro túneis, sendo três no Eixo Norte (Cuncas 1, Cuncas 2 e Milagres) e um no Eixo Leste (Eng. Giancarlo de Lins Cavalcanti). O túnel Milagres, com quase 1 km, está localizado em Penaforte (CE), e o túnel Eng. Giancarlo de Lins Cavalcanti (antigo túnel Monteiro) liga Sertânia (PE) a Monteiro (PB) e possui 3 km de extensão.

 

Projeto São Francisco - O empreendimento é formado por 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis. A obra, que vai beneficiar 12 milhões de pessoas nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, está com 66,1% de sua execução física concluída.

 

Mais de 11.400 mil pessoas estão empregadas na maior obra de infraestrutura hídrica do País. Com previsão de conclusão em 2015, o Projeto de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.  O empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios.

 

Vital, que desde que assumiu a presidência da comissão, já realizou três visitas ao canteiro de obras nos trechos da Paraíba e Pernambuco, afirmou que a presidente Dilma está prestes a realizar um sonho de milhares de nordestinos. Segundo ele, a transposição, será a obra do século que vai mudar a face rural do Nordeste, e acelerar o desenvolvimento econômico da região.

 

“A vida dura, sofrida do sertanejo do semiárido paraibano, cearense, potiguar ou pernambucano nunca mais será a mesma depois que as águas captadas do Rio São Francisco estiverem escoando pelos canais construídos”, afirmou Vital.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria