Agora a população terá a quem reclamar, quando preciso. A
partir deste mês de novembro, a Prefeitura de Campina Grande assumirá a
operacionalização e manutenção da iluminação pública da cidade. A mudança
atenderá a uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),
que, por meio de resolução, estabelece que até o final deste ano os municípios
assumam a responsabilidade sobre os chamados parques iluminados (pontos de luz
das cidades, como as praças, avenidas, ruas e logradouros).
O anúncio oficial será feito pelo prefeito Romero Rodrigues
na próxima quinta-feira, 13, em local ainda a ser definido. De acordo com a
Secretaria de Obras do Município (Secob), estima-se que o município possua
entre 33 mil e 35 mil pontos de luz, localizados nas zonas rural e urbana da
cidade. O secretário municipal de Obras, André Agra, explicou que a empresa
Energisa permanecerá com a concessão da energia para os usuários.
A Prefeitura promete criar um call center para receber reclamações e sugestões da população no que se refere à iluminação pública
“Atualmente, a Prefeitura Municipal gerencia apenas 8%
desses pontos de luz, enquanto a Energia fica com 92%. Já a partir desse mês, a
Prefeitura de Campina Grande assumirá o serviço e passaremos a gerenciar todo
esse parque de luz”, declarou André. O secretário informou ainda que será
instalado, na Secob, um serviço de call center. Uma equipe fará o atendimento
das demandas, como reclamações e sugestões dos usuários.
Com a mudança, os serviços de manutenção da iluminação das
ruas, praças e avenidas (como lâmpadas acesas durante o dia, lâmpadas apagadas
ou queimadas à noite, expansão dos pontos de iluminação, entre outros) passarão
a ser de responsabilidade do Município, ou seja, a Prefeitura Municipal
assumirá os serviços até então executados pela Energisa.
“A ideia é melhorar a qualidade do serviço prestado e
viabilizar o projeto de eficiência energética da cidade, com uso de LED e
captação solar. Para isso, a Prefeitura está em processo de construir uma
parceria com a iniciativa privada, através de modelo legal em estudo”,
ressaltou o secretário de Obras.
Conforme André Agra, uma empresa contratada ficará
responsável pelo serviço de atendimento ao cliente, com a formação de uma
equipe que ficará sob a supervisão de engenheiros da Prefeitura Municipal de
Campina Grande.
Do Blog Carlos Magno, com Codecom/PMCG