....
....
11/11/2014

Forças Armadas e Igreja Católica são as instituições mais acreditadas do país. Partidos políticos, o contrário. Veja ranking


As Forças Armadas, com 68%; e a Igreja Católica, com 55% são as instituições mais acreditadas pelos brasileiros. Os partidos políticos aparecem em último lugar, com apenas 6%. Os dados constam em uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio VargasFGV para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Os dados completos da pesquisa, com uma interessante análise do ranking completo, estão na coluna da colega jornalista Lena Guimarães, publicada na edição do Jornal Correio da Paraíba desta terça-feira (11). “Os números merecem reflexão”, diz a jornalista. Segundo Lena, “mais do que de reforma política, precisamos de políticos com valores admirados pela sociedade e atitudes que gerem confiança”.


Os dados completos da pesquisa estão na coluna da jornalista Lena Guimarães, no Correio da Paraíba desta terça-feira

 

Veja a coluna de Lena Guimarães, na íntegra:

 

Confiança abalada

 

Inquietante o resultado da pesquisa que avaliou a confiança dos brasileiros nas instituições, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O primeiro lugar ficou com as Forças Armadas e no último, partidos políticos.

 

O ranking da confiança tem 11 instituições. Em ordem decrescente, temos as Forças Armadas (68%), Igreja católica (55%), Ministério Público (48%), imprensa escrita (43%), grandes empresas (40%), Polícia (33%), Poder Judiciário (32%), emissoras de TV (32%), governo federal (31%), Congresso (17%) e partidos (6%).

 

Que os políticos estão desgastados e desacreditados, não é novidade. mas grave mesmo é só 32% responderem que confiam no Poder Judiciário(menos que os 33% da Polícia), a quem cabe promover a justiça, resolvendo os conflitos e punindo em defesa da sociedade.

 

E as consequências dessa realidade foram avaliadas no mesmo estudo. 81% dos brasileiros concordaram com a afirmação de que é fácil desobedecer às leis no país. Mesmo percentual dos que escolheram ‘dar um jeitinho’ como primeira opção. E para não deixar dúvidas, 57% responderam que “há poucos motivos para seguir as leis do Brasil”.

 

Os números merecem reflexão. O Ministério Público tem o terceiro lugar em confiança. Certamente pesou a atuação contra a corrupção que sangra os cofres públicos, e que tem como exemplo mais recente o caso da Petrobrás. Com uma dezena de delações premiadas em andamento, o MPF espera recuperar R$ 500 milhões desviados da empresa.

 

Os políticos estão na vitrine, e para o bem ou para o mal, são exemplos para o país. Os escândalos devem justificar porque o governo federal tem menos da metade da confiança depositada nas Forças Armadas; o Congresso, apenas 25%; e os partidos, meros 8,82%. Mais do que de reforma política, precisamos de políticos com valores admirados pela sociedade e atitudes que gerem confiança.Para 2015, os eleitores renovaram 43,5% da Câmara Federal. Dos 513 deputados, 290 foram reeleitos, 198 nunca exerceram mandatos e 25 estão voltando ao parlamento. Que façam por merecer os votos que receberam.

 

Do Blog Carlos Magno