....
....
13/11/2014

Ecologista do Greenpeace denuncia: estão usando água de Boqueirão e agrotóxicos indiscriminadamente para irrigação


O ecologista Roberto Almeida, membro na Paraíba do Greenpeace, está fazendo um alerta à população de Campina Grande e de cidades da região: em meio à ameaça da necessidade de racionamento de água no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, irrigantes estão usando de forma indiscriminada a água do manancial, sem qualquer controle.

 

Segundo Roberto Almeida, uma simples visita ao açude é suficiente para comprovar que o cuidado que a população de Campina Grande tem demonstrado no uso racional da água não tem sido o mesmo por parte dos irrigantes. A bordo de uma lancha, Roberto Almeida disse que percorreu todo o açude e constatou a triste realidade. “Eu mesmo fui, de lancha, percorrendo o açude, e pude constatar mais de oitenta irrigantes”, afirmou Roberto Almeida.


O ecologista disse que encotnrou mais de oitenta irrigantes, que também estariam usando agrotóxicos nas plantações

 

Agrotóxicos – Outro problema identificado pelo ecologista foi o uso indiscriminado de agrotóxicos nas plantações, o que acaba por prejudicar o manancial, considerando que parte da água usada na irrigação, misturada ao agrotóxico, acaba voltando para o Açude Epitácio Pessoa.

 

Ele disse que obteve a informação de que os agrotóxicos utilizados pelos irrigantes são adquiridos, de forma clandestina, no vizinho estado de Pernambuco. “Eles usam o agrotóxico de forma aberta, sem precaução. Tanto que eu mesmo encontrei um galão vazio, deixado lá, comprovando o uso do produto”, afirmou.


Ecologista Roberto Almeida é membro do Greenpeace na Paraíba

 

Roberto Almeida disse ainda que não constatou qualquer fiscalização no açude e se colocou à disposição do Dnocs ou de qualquer outro órgão que queira, com ele, ir comprovar a realidade denunciada. “A lancha que eu utilizei está à disposição de quem quer que seja, de qualquer órgão que quiser ir lá e comprovar o que eu comprovei”, afirmou.

 

Do Blog Carlos Magno