....
....
14/11/2014

Vazamento de prova do Enem pode ter tido origem em Campina Grande. Polícia Federal da Paraíba investiga caso


O Jornal Nacional de ontem publicou e a imprensa nacional repercute nesta sexta-feira (14) a informação de que o vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2014 pode ter tido sua origem, dentre outras cidades, em Campina Grande. Segundo a informação que está sendo investigada pela Polícia Federal, estudantes que fizeram a prova no estado do Ceará afirmaram ter recebido fotos das questões, por WhatsApp, originadas de Campina Grande.

 

De acordo com matéria publicada no portal G1 Ceará, estudantes cearenses dizem que, a exemplo de candidatos de outros estados, também receberam antecipadamente o tema da redação do Enem pelo celular, antes e durante o tempo de exame. Um estudante de 20 anos, que mora em Fortaleza, disse que chegou ao celular dele às 11h50 uma mensagem com uma imagem mostrando o tema da redação na folha de prova.


Estudante mostra imagem de suposto tema da prova de redação do Enem horas antes da prova. No detalhe, dados do arquivo indicam a hora do recebimento (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

 

“Antes de chegar à prova, uma hora e dez minutos antes, eu recebi uma mensagem de um colega de Campina Grande. Se a mensagem chegou de outro estado, de São Paulo, então, ela deve ter se espalhado em vários estados ainda antes da prova”, afirmou o estudante cearense. “Não sei se vou entrar com alguma representação na Justiça. Vou conversar com meus pais e com a direção”, complementou ele.

 

Outro aluno declarou ao G1 que também recebeu uma mensagem às 15 horas no celular, também por WhatsApp. “Enquanto eu que passei o ano inteiro estudando, fazendo redações, eu não me beneficiei porque eu não sabia que era realmente o tema da redação. Mas a pessoa que recebeu primeiro teve tempo para se preparar e sabia que seria o tema da redação”, acrescenta este aluno, que também não quis se identificar.

 

Ele diz que também recebeu a imagem da prova às 10h50, mas só checou a mensagem depois que deixou o local do exame. No Ceará, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal declararam que não receberam qualquer denúncia formal sobre o caso. Há informações de que a Polícia Federal da Paraíba também está atuando, na tentativa de identificar, em Campina Grande, de quem partiu a imagem da prova.

 

Do Blog Carlos Magno, com G1 Ceará