....
....
17/11/2014

25% das frutas e verduras que consumimos tem agrotóxicos, diz Anvisa. Veja quais são


Um levantamento divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com um grupo de seis frutas e verduras mostrou que 25% dos alimentos analisados contêm irregularidades no uso de agrotóxicos. A agência analisou 1.397 amostras de abobrinha, alface, feijão, fubá de milho, tomate e uva em 2012.

 

Do total de produtos com irregularidades apresentados no relatório do Para (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos), 2% contêm níveis de agrotóxicos acima dos limites máximos permitidos e 21% apresentaram agrotóxicos não aprovados para o produto. Outros 2% apresentaram ambos os problemas.


 

No restante do material considerado satisfatório pela Anvisa, ou seja, 75% da amostra, em 33% deles não foi encontrado qualquer tipo de agrotóxico. Nos outros 42%, os agrotóxicos estavam em níveis aceitáveis. As coletas foram feitas no último momento antes de o alimento chegar ao consumidor final.

 

A abobrinha foi o vegetal que apresentou o maior número de irregularidades – 48% das amostras foram consideradas insatisfatórias. Em seguida, aparece a alface (45%), a uva (29%), o tomate (16%), o feijão (7,3%) e o fubá de milho (2,9%).

 

Apesar dos resultados, o consumidor não precisa deixar de comprar esses alimentos. De acordo com a superintendente de toxicologia da Anvisa, Silvia Cazenave, o benefício do consumo da fruta ou verdura é maior do que o prejuízo causado pelo uso inadequado dos agrotóxicos.

 

Do Blog Carlos Magno, com Folha