....
....
17/11/2014

PIB da Paraíba cresceu 4 vezes mais que o do Brasil. Veja porque e os setores que mais cresceram


O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba cresceu em 2012 quatro vezes mais do que a média nacional. Enquanto o PIB brasileiro cresceu 1%, a economia paraibana apresentou expansão de 4% em relação ao ano anterior (2011), tendo alcançado a cifra de R$ 38,731 bilhões. Os setores do comércio e da construção civil foram os que mais impulsionaram o crescimento do PIB paraibano.

 

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme). Dos quatro pontos percentuais do crescimento da economia paraibana, o setor de serviços representou uma contribuição de 3 pontos, sendo 1,5 ponto percentual oriundo apenas do comércio, um dos destaques do PIB, que cresceu 10,6% em relação a 2011. A indústria contribuiu com 1,9 ponto percentual no crescimento do PIB estadual, tendo apresentado uma taxa de crescimento de 8,6 % em relação ao ano anterior.


 

Dentro da atividade industrial, o setor que apresentou mais crescimento foi a construção civil, com 16,8%, tendo contribuído com 1 ponto percentual para o crescimento do PIB. O chefe da unidade estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, destacou que o comércio vem puxando o crescimento da economia nos últimos 10 anos. Em 2002 a participação do comércio no PIB paraibano era de 9,3%, e em 2012 foi de 14,4%. Para Salgado, o crescimento da classe C, gerado pelas políticas inclusão social, tem influência direta sobre o crescimento do comércio.

 

Já o setor da agropecuária sofreu queda de 26,6%, e contribuiu negativamente para o PIB (-1,2 ponto percentual). Em 2012, segundo o IBGE, a safra sofreu quebra de 90% no Estado. Para Roberto Salgado, a agropecuária vem sofrendo um achatamento nos últimos 10 anos ante os outros setores que estão crescendo, mas o fator climático foi decisivo para o resultado negativo do setor. O IBGE, que está refazendo a base de cálculo do PIB, não divulgou o crescimento dos demais Estados deflacionados, mas apenas nominal.

 

Sem deflacionar, o índice de crescimento do PIB paraibano cresceu 8,6% em 2012 sobre o anterior e foi o terceiro maior do Nordeste, ficando atrás apenas de Pernambuco e do Maranhão, que empataram com 11,6% de crescimento cada. A Paraíba, no entanto, continua na mesma posição nos rankings regional e nacional, ficando com o sexto lugar do Nordeste e na 19ª posição no Brasil. A participação do Estado no PIB nacional manteve-se em 0,9%.

 

O chefe do IBGE avaliou que a posição da Paraíba no ranking nacional é mais modesta em relação aos outros estados pelo fato de o Estado ter uma representatividade menor e ser menos industrializado. No Nordeste, apenas Bahia e Pernambuco alteraram as suas participações no PIB nacional.

 

Enquanto a Bahia avançou 0,2 pontos percentuais, em Pernambuco houve recuo de 0,1 ponto em relação a 2011. Para o superintendente do Ideme, Mauro Nunes, mais importantes do que os resultados do PIB são os desdobramentos que eles causarão, uma vez que o PIB é um macroindicador  que pode direcionar as políticas públicas do governo.

 

Do Blog Carlos Magno, com Jornal da Paraíba