....
....
19/11/2014

Justiça não está pra brincadeira: seis prefeitos eleitos em 2012 já foram cassados na Paraíba


A cassação do mandato do ex-governador da Paraíba e atual senador Cássio Cunha Lima (PSDB) abriu um precedente nada agradável para os políticos paraibanos. Cássio perdeu o mandato quando estava no exercício do cargo, condenado em dois processos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB e pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE por ter ‘metido os pés pelas mãos’ na eleição de 2006.

 

Com isso, nas eleições municipais de 2012, os candidatos foram à disputa sabendo que, se até então a Justiça Eleitoral da Paraíba não pegava tanto no pé deles, com a cassação de Cássio a história mudava. Mas, mesmo assim, parece que alguns não se preocuparam tanto com essa nova realidade. Tanto que, dos 223 prefeitos eleitos em 2012, pelo menos seis já foram cassados pela Justiça Eleitoral.


A cassação do mandato do ex-governador da Paraíba e atual senador Cássio Cunha Lima (PSDB) abriu um precedente nada agradável para os políticos paraibanos

 

Na lista dos que foram cassados estão Marcília Mangueira, da cidade de Diamente; Antônio da Costa Nóbrega, de Prata; Damísio Mangueira, de Triunfo; Gemilton Souza, de São Bento; Cláudio Oliveira, de Jericó; e Jurandi Gouveia Farias, de Taperoá. Destes, alguns conseguiram recuperar os mandatos, a exemplo dos prefeitos de Triunfo e Jericó.

 

A prefeita de Diamante se mantém no cargo por força de uma liminar, até que o recurso do seu processo seja julgado, o que deverá ocorrer no próximo dia 26 pelo TRE-PB. Se alguém acha que pode tudo num processo eleitoral e quer continuar com as mesmas práticas, é bom colocar as barbas de molho, pois a tendência é a de que, em 2016, a Justiça Eleitoral esteja ainda mais vigilante. Recado dado.

 

Do Blog Carlos Magno