....
....
08/12/2014

Eleição para o Sebrae Paraíba foi demonstração da supremacia técnica sobre a questão política


A eleição para a escolha da nova diretoria do Sebrae-Paraíba acabou demonstrando um elevado nível técnico na definição dos destinos do órgão, em detrimento da questão política. Indica, também, que o Sebrae-PB vive hoje um tempo diferente, com a indicação de que os novos escolhidos tem tudo para fazer um bom trabalho, considerando os perfis de cada um.

 

Antes de comentar sobre o perfil de cada escolhido, é bom lembrar o clima de disputa política que permeava as eleições no Sebrae-PB num passado não muito distante. Quem não se recorda de eleições passadas em que o poder, no Sebrae-PB, era disputado por grupos políticos de forma escancarada e que, invariavelmente, deixava sequelas?

 

A sorte é que o Sebrae-PB sempre foi um órgão de muita credibilidade, boa imagem junto ao setor produtivo e fortalecido junto à opinião pública. Mas, desta vez, falou mais alto a boa relação entre os que disputaram a indicação, o nível técnico de cada um e a expectativa do mercado quanto ao que podem render. A questão política ficou relegada a segundo plano.


Da esquerda para a direita: Luiz Alberto Amorim, que comandará a Diretoria Técnica; Walter Aguiar, novo superintendente do Sebrae-PB; Buega Gadelha, novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual - CDE e Neto Franca, novo Diretor Aministrativo e Financeiro

 

O novo superintendente do Sebrae-PB, que tomará posse no próximo dia 02 de janeiro do ano que vem, é Walter Aguiar, formado em Engenharia pela UFPB e pós-graduado em Relações Internacionais pela UNB. Trabalhou nas Construtoras João Fortes Engenharia e Hochtief do Brasil, em São Paulo; Bandeira de Melo, em Fortaleza-CE; e Construtora Nacional, em Salvador-BA.

 

João Monteiro da Franca Neto (Neto Franca) comandará a Diretoria de Administração e Finanças. Foi presidente da EMPASA (Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas), presidente do Conselho Fiscal da ABRACEN – (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), presidente da Junta Comercial da Paraíba (JUCEP) e atualmente atua na Junta Comercial da Paraíba, representando o Governo Federal.

 

O economista Luiz Alberto Amorim comandará a Diretoria Técnica. É pós-graduado em Consultoria Sudene/Cebrae, atuou como Diretor Técnico Sebrae Alagoas, de 1989 a 1999, em Maceió (AL); foi gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial, no Sebrae/PB, de 1999 a 2006; atuou na estruturação de programas voltados para o desenvolvimento do Turismo no espaço microrregional na Paraíba, originando os projetos Roteiros do Brejo, caminhos dos engenhos e caminhos do Padre Ibiapina.

 

Do mesmo modo surgiram projetos do turismo históricos e culturais do Cariri e projeto de roteiro turístico no Seridó e Curimataú. Em João Pessoa e Campina Grande originou o Projeto de Turismo de Eventos; de 2007 a 2010 assumiu a diretoria de Administração e Finanças do Sebrae/PB; de 2011 a 2013 a diretoria técnica do Sebrae/PB; desde abril de 2013 assumiu o cargo de diretor regional titular da ABASE/ Nordeste, com mandato até 31 de março de 2015; Em junho de 2013 assumiu a superintendência do Sebrae/PB.


O novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual - CDE é o empresário Francisco de Assis Benevides Gadelha (Buega Gadelha), atual presidente da Federação das Indústrias da Paraíba - Fiep-PB. Também é diretor financeiro da Confederação Nacional da Indústria – CNI; membro efetivo do Conselho da SUDENE/PB e Conselho de Desenvolvimento do Estado da Paraíba. É Engenheiro Civil, com especialidade em transportes, títulos conquistados na Universidade Federal de Pernambuco. O industrial preside a Refinaria de Óleos Vegetais S/A, instalada em Campina Grande, a mais antiga indústria da cidade.


Com o portfólio de cada um, o clima de tranquilidade que norteou a escolha e a boa relação entre eles e com o público-alvo do órgão, pode-se dizer que o terreno está preparado para uma das gestões mais profícuas do órgão. Podemos apostar.

 

Do Blog Carlos Magno