....
....
12/12/2014

Gestão Romero usa iniciativa do governo Veneziano para gerar divulgação positiva na mídia


Os jornalistas que recebem material de divulgação da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Campina GrandeCodecom/PMCG receberam na tarde desta sexta-feira (12) um release interessante. Trata-se de uma matéria produzida a partir de uma iniciativa louvável, da gestão passada, do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo, que trouxe mais segurança para os consumidores de carne da cidade e região e que, até hoje, é reconhecida como importante. Até mesmo pela gestão atual!

 

O SIM- Selo de Inspeção Municipal foi instituído por Veneziano em solenidade realizada no dia 13 de janeiro de 2012, o último ano da sua gestão, e ternou-se um importante instrumento de garantia da qualidade dos derivados de carne produzidos na cidade. Na época, a população sofria com a falta de controle dos produtos de origem animal vendidos em Campina, como por exemplo os animais abatidos em matadouros clandestinos, que eram um grande problema de saúde pública.

Foto da solenidde ocorrida em janeiro de 2012, que instituiu o SIM - Selo de Inspeção Municipal

 

A reportagem feita pela gestão Romero tem como título: “Campina Grande se transforma em modelo na inspeção de produtos de origem animal” e destaca, em seu texto, que a iniciativa do governo Veneziano fez com que a cidade se tornasse “referência na Paraíba em relação ao Serviço de Inspeção Municipal de Alimentos e Produtos de origem Animal (SIM)”.

 

Veja, na íntegra, o texto distribuído pela Codecom, elogiando a iniciativa da gestão Veneziano:

 

Campina Grande se transforma em modelo na inspeção de produtos de origem animal

 

Campina Grande agora é referência na Paraíba em relação ao Serviço de Inspeção Municipal de Alimentos e Produtos de Origem Animal (SIM), coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura. Prova disso é que nesta sexta-feira, 12, aconteceu, no Abatedouro Vera Cruz, no bairro do Itararé, a quarta visita de estudantes do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande , Campus de Patos. Os estudantes acompanharam todo o trabalho desenvolvido pelos veterinários e técnicos do SIM, destinado a garantir que a população receba carne bovina de boa qualidade.

 

O grupo da cidade de Patos foi recebido pelo secretário de Agricultura, Fábio Medeiros, além do médico-veterinário Gláucio Maracajá. Segundo o veterinário, o serviço começa com a chamada “inspeção antimortem” (chegada de animais, com verificação completa da saúde dos bovinos), até a ida do produto ao mercado fornecedor de carnes. “Trata-se de um órgão fiscalizador. Com isso, o abatedouro, como um estabelecimento privado, fica submetido à fiscalização municipal. Estamos aqui para proteger a saúde da população”, assegurou.

 

De acordo com Gláucio, o SIM voltou a cumprir plenamente o seu papel na gestão do prefeito Romero Rodrigues, tendo estabelecido parcerias com órgãos como Vigilância Sanitária e Secretaria de Serviços Urbanos (Sesuma). “Atuamos dentro dos rigores da legislação em vigor, além das próprias exigências quanto ao padrão de qualidade preconizado pelo Ministério da Agricultura”, explicou.

 

Conforme o veterinário, o Abatedouro Vera Cruz é, desde 2000, o único credenciado na cidade, sendo de propriedade de Sebastião Alexandrino Melo, conhecido como Menininho. O local tem servido frequentemente como palco para aulas práticas de estudantes de vários cursos de Veterinária da região, numa ação que conta com o apoio e acompanhamento da equipe da Secretaria de Agricultura.

 

Para a professora Nara Medeiros, da UFCG, este tipo de aula prática é de grande importância para a boa formação profissional dos futuros médicos veterinários. Segundo ela, graças ao apoio da direção do abatedouro e da gestão municipal, “mais um grupo de 20 alunos de Medicina Veterinária tem a oportunidade de aliar teoria e prática, sobretudo quanto ao estudo e conscientização da importância da inspeção animal e a garantia de carne de qualidade para o consumidor”.

 

Quem também se revelou satisfeito foi o estudante Renan Morais, que destacou a importância de conhecer como se desenvolve o trabalho em um abatedouro. “Fico impressionado com a organização dos currais, o cuidado dos profissionais com os animais e outras ações que resultam em produtos de excelente qualidade para o consumo do público. Conheço a realidade de abatedouros da minha região (Sertão), mas o que vem sendo feito em Campina Grande é modelo para todos nós”, disse.

 

Para o secretário Fábio Medeiros, a presença de estudiosos de outras regiões que comparecem a Campina Grande com o intuito de conhecer o trabalho de inspeção animal demonstra o êxito da política municipal deste setor. Em sua visão, a gestão municipal é exemplo para a Paraíba, sendo evidente a preocupação do prefeito Romero Rodrigues com mais esta questão vital de saúde pública.

 

Do Blog Carlos Magno, com Codecom/PMCG