A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou no início da
tarde desta quinta-feira (18) Projeto de Lei de autoria dos vereadores Sargento
Régis e Pimentel Filho reconhecendo o projeto AMA – Amigos do Autista, do
Instituto Brenda Pinheiro – IBP de Campina Grande como uma instituição de
utilidade pública. A matéria foi aprovada por unanimidade.
O projeto foi aprovado em bloco, junto com outras
proposituras, após análise por parte dos parlamentares presentes à sessão.
Durante a análise, os vereadores decidiram pela aprovação da matéria
considerando a relevância do trabalho desenvolvido pela AMA, no tratamento de
crianças inseridas no chamado Transtorno do Espectro Autista e a necessidade de
ampliação desse atendimento, beneficiando crianças carentes de Campina Grande.
Da esquerda para a direita: Adriana Macêdo (AMA), vereadores Pimentel Filho e Sargento Régis, Carlos Magno e Élio Penteado (AMA)
Como a sessão desta quinta-feira foi a penúltima do ano –
mas a última para apreciação de matérias, excetuando-se a Lei de Diretrizes
Orçamentárias - LDO – os vereadores se desdobraram para votar todos os projetos
que estavam pendentes. Dentre eles, o da AMA. A sessão final do exercício de
2014, quando será votada apenas a LDO, está marcada para a próxima terça-feira
(23).
Diretores a AMA, a exemplo de Élio Penteado, Carlos Magno e
Adriana Macedo participaram da sessão e comemoraram a aprovação. Eles
agradeceram a iniciativa de Sargento Régis e Pimentel Filho e a decisão dos
demais parlamentares presentes à sessão de aprovar a iniciativa, de forma unânime.
AMA - A AMA é uma
entidade ligada ao instituto Brenda Pinheiro – IBP que desenvolve atividades no
tratamento de crianças classificadas dentro do transtorno do espectro autista,
através dos métodos TEACH, ABA e PEC’S, que são métodos utilizados em todo o
mundo, com comprovação científica de eficácia. Na Paraíba existem apenas duas
AMAs, uma instalada em João Pessoa e a outra em Campina Grande.
Eis algumas características das crianças autistas:
dificuldade de relacionamento com outras crianças; ausência ou atraso de fala
ou de linguagem; riso inapropriado; pouco ou nenhum contato visual; aparente
insensibilidade à dor; perceptível hiperatividade ou extrema inatividade;
rotação de objetos; ausência de resposta aos métodos normais de ensino;
insistência em repetição; resistência em mudança de rotina; não tem real medo
do perigo (consciência de situações que envolvam perigo), dentre outras.
Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação
& Marketing