....
....
18/12/2014

Você sabia que uma garota de 10 anos morreu ao ligar um notebook na tomada em Olinda?


Você tem tido o cuidado suficiente de acompanhar o que seu filho faz no computador? Mas você também relaxa quando ele vem com aquela história de que o equipamento está com a bateria baixa e que ele mesmo vai ligar na tomada, mesmo sem ter a noção exata do risco que corre? E o pior: você nem observa, por exemplo, se ele está com sandálias nos pés??? Pois veja essa matéria, mude sua forma de agir e passe a ter mais atenção com o mundo à volta do seu filho...

 

Uma garota de 10 anos morreu após receber uma descarga elétrica em uma tomada em casa, no bairro de Passarinho, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, no último sábado (13). Chrislaine Laira da Silva Lopes de Souza foi eletrocutada quando tentava ligar o notebook na tomada. Apesar de ter sido socorrida para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda, não resistiu aos ferimentos.


Chrislaine Laira da Silva Lopes de Souza foi eletrocutada quando tentava ligar o notebook na tomada

 

A menina estava acompanhada da irmã de 15 anos no momento do incidente. A adolescente não ficou ferida. O corpo de Chrislaine Laira foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. A menina foi enterrada no Cemitério de Beberibe na tarde do domingo (14).

 

Atitudes rotineiras como a que vitimou Chrislaine exigem instalação elétrica adequada. Em 2013, foram contabilizadas 757 ocorrências envolvendo choques elétricos, que resultaram em 592 mortes e em 165 acidentes que deixaram pessoas com sequelas. Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

 

Nos últimos 10 anos, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) registrou 13.776 internações com 379 óbitos e mais 15.418 mortes imediatas decorrentes de acidentes relativos à exposição a corrente elétrica em residências, escolas, asilos e locais de trabalho. Além disso, entre os acidentados, o choque elétrico é a terceira maior causa de morte infantil.


A ONG Criança Segura orienta que adaptar o ambiente para manter a segurança é a principal medida para prevenir incidentes

 

A organização não-governamental (ONG) Criança Segura orienta que adaptar o ambiente para manter a segurança é a principal medida para prevenir incidentes. É importante verificar o estado das instalações elétricas e substituir as fiações antigas e desencapadas. Deve-se também evitar usar extensões e ligar vários aparelhos eletrônicos numa mesma tomada. A ONG ainda frisa que hábitos seguros devem ser ensinados às crianças, como uso de chinelo de borracha para ligar aparelhos na tomada.

 

Do Blog Carlos Magno, com JC