....
....
19/12/2014

Incrível: deputado diz não ter certeza do que está fazendo, mas opta por pedir reprovação das contas de Ricardo Coutinho


É claro, lógico e evidente que não vou, aqui, entrar no mérito da questão, se as contas do governador Ricardo Coutinho referentes ao ano de 2012 devem ou não ser reprovadas ou aprovadas. Até porque, confesso, não estudei essas contas. Mas o que quero comentar neste espaço independe do fato de Ricardo ter ou não cumprido, à risca, o que determinam os órgãos de controle, sobre o uso do dinheiro público.

 

O que não posso é deixar de registrar a minha surpresa quanto ao que disse o deputado estadual Caio Roberto (PR), relator da análise das contas de 2012 do governador na Assembleia Legislativa da Paraíba, sobre o seu parecer em relação ao assunto. De cara, ele apresentou parecer pela reprovação das contas. O problema é que ele disse não saber, ao certo, o porquê da sua decisão.


Deputado Caio Roberto decidiu pela rejeição das contas do governador, mas disse não ter certeza de sua decisão

 

No mesmo instante em que apresentava parecer pela rejeição das contas, Caio pedia o adiamento da votação de seu próprio parecer, alegando, acreditem, que não estava tão certo da decisão que havia tomado e que constava no parecer. Ele disse que precisava conversar com os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE-PB para poder ter certeza se Ricardo usou ou não usou bem o dinheiro público, fato decisivo para levar à rejeição das contas, pedida por ele próprio!!!

 

“Uma série de motivos me fizeram (???) optar pela reprovação, a preço de hoje, das contas do governo. Entretanto, uma possível reprovação poderia acarretar numa possível inelegibilidade do governador. Para que não pensem que houve motivação política no meu voto, de muito boa vontade resolvi buscar quais os motivos, razões ou circunstâncias fizeram com que os conselheiros do TCE aprovassem essas contas”, disse o deputado.

 

Pelo que disse, Caio Roberto sabe muito bem o tamanho de sua responsabilidade e do problema que a sua decisão – mesmo que na dúvida – pode acarretar para o governador. Repito: sem entrar no mérito da questão, se Ricardo usou bem ou não o dinheiro público, o que o parlamentar está fazendo é dizer que quer a condenação de uma pessoa mesmo sem ter a certeza de que esta pessoa cometeu um crime.

 

Sim, porque reprovação de contas pode gerar, simplesmente, inelegibilidade do gestor!!! Será que ele pensou no tamanho das consequências de sua decisão “indecisa”? Como dizia aquele personagem de Jô Soares: “Me tira o tubo!!!”

 

Do Blog Carlos Magno