....
....
24/12/2014

O tamanho do grupo de Cássio no governo Ricardo Coutinho I é o tamanho da reforma administrativa de agora


Eleito com apoio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para o seu primeiro mandato, em 2010, Ricardo Coutinho (PSB) cumpriu à risca a sua parte, na máxima que diz que “quem ajuda a eleger tem que ajudar a governar”. Mas o tamanho da participação dos tucanos e aliados destes no governo RC só se soube agora, nos momentos que antecedem o seu segundo mandato, quando o governador anuncia uma reforma na estrutura administrativa do estado.

 

De 14 mil cargos comissionados, Ricardo anunciou, na reforma, que o estado utilizará apenas cerca de 8 a 9 mil, o que proporcionará uma economia aos cofres estaduais de aproximadamente R$ 25,6 milhões. Esse é, em tese, o espaço perdido por Cássio, ao decidir, unilateralmente, romper a aliança vitoriosa feita em 2010 e que, pelo acordo inicial, valeria até 2018.


Cássio foi quem mais saiu perdendo com o rompimento, unilateral, com o governador Ricardo Coutinho

 

Certo dia ouvi Cássio dizer, em entrevista – quando já se aproximava do rompimento político com o então aliado Ricardo – que o espaço dele e de seu grupo no governo era diminuto, pois resumia-se a um secretário apenas. Não acreditei naquilo e, claro, os paraibanos também não. Ele, mais que ninguém, sabe o que perdeu em termos de espaço político.

 

Afinal, em qualquer cidade da Paraíba que se chegasse era fácil encontrar aliados tucanos ‘batendo cabeça’ nas repartições. E quem frequenta esses locais conhece as histórias de humilhações de servidores sobre outros, e coisas do tipo. Esses fiéis escudeiros cassistas – afora os cassistas que decidiram ficar com o Mago – saíram perdendo, na decisão do rompimento.

 

E agora, como acomodar o PMDB, o PT e outros aliados que ajudaram a reeleger Ricardo? Simples: o que se comenta por aí é que o tamanho do ninho tucano no governo girassol era tão marcante que da pra acomodar os aliados que ficaram – e os recém-chegados – sem qualquer problema.

 

Veremos isso quando Ricardo anunciar sua nova equipe, até o final deste ano.

 

Do Blog Carlos Magno