....
....
25/12/2014

Confirmado: Diários Associados no Nordeste – Paraíba incluída – vendem seus veículos de comunicação a grupo cearense


A notícia foi publicada pelo jornalista Ricardo Noblat, em O Globo. Inicialmente, de que todos os veículos de comunicação dos Diários Associados no Nordeste haviam sido vendidos para o grupo empresarial Hapvida, que tem sede em Fortaleza-CE. Depois, a pedido do diretor do grupo no estado do Maranhão, foi retificada.

 

A verdade é que, com a exceção dos órgãos de imprensa sediados no Maranhão, todos os demais, em todos os estados do Nordeste – incluindo os de João Pessoa e Campina Grande – estão em fase final de negociação. Veja logo abaixo a notícia publicada por Noblat, na íntegra, e depois a confirmação da venda por parte do diretor do grupo no estado do Maranhão, Pedro Freire, pedindo a ressalva de que a negociação não inclui os órgãos maranhenses.
 
venda Diários Associados

 

Diários Associados vendem seus veículos no Nordeste

 

Só falta um "de acordo" do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e encarregado de zelar pela livre concorrência de mercado, para ser anunciada a venda do grupo Diários Associados do Nordeste (DA-NE) ao grupo Hapvida, a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste.

 

O Diários  Associados do Nordeste é uma fatia do grupo Diário Associados (DA), fundado em 1924 por Assis Chateaubriand. O DA já foi o maior grupo de comunicação do Brasil. Hoje, é o terceiro maior conglomerado.

 

Fazem parte do DA-Nordeste três emissoras de televisão no Recife, João Pessoa e Campina Grande; cinco jornais no Recife, São Luís e Fortaleza; sete rádios em Campina Grande, João Pessoa, Natal, Recife e Fortaleza; e portais da internet no Recife, Natal e São Luís.

 

O veículo mais importante do DA-Associados é o Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América Latina. Completará 190 anos em 2015.

 

Com sede em Fortaleza, o grupo Hapvida existe há 35 anos e atende por ano cerca de 2,8 milhões de clientes em todo o país.

 

NOTA

 

Caro Ricardo Noblat,

 

Venho, por meio deste, solicitar, formalmente, a retificação da nota  publicada no dia 23, às 18h45, sob o título "Diários Associados vendem  seus veículos no Nordeste", no Blog do Noblat. Nela consta que o jornal O Imparcial e seus produtos com atuação no Maranhão foram vendidos ao grupo Hapvida. Retificamos, porém: a negociação, em processo de conclusão, não inclui a praça Maranhão como objeto desta aquisição.

 

Os jornais o Imparcial, Aqui-MA e portal de O Imparcial, com forte audiência e atuação no Estado, continuam a pertencer, total e definitivamente, aos Diários Associados.

 

Pedimos, como forma de preservar o bom jornalismo e a verdade, que a informação fosse retificada neste estimado blog.

 

Atenciosamente,

 

Pedro Freire

Diretor-Presidente

Condômino e Membro da Comissão

 

Do Blog Carlos Magno