....
....
27/12/2014

Raimundo Lira defende desenvolvimento sustentável para o Nordeste e luta para combater desigualdades regionais


Recém empossado como o mais novo representante da Paraíba no Congresso Nacional, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) garantiu que vai dedicar o seu mandato, discutindo políticas de desenvolvimento da Região Nordeste, particularmente, para a Paraíba.

 

Raimundo Lira disse que o Nordeste tem grande importância para o desenvolvimento econômico do País, e por isso, precisa de investimentos mais robustos. O senador paraibano defendeu o fortalecimento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, que considera prioritária para o país.

 

O Brasil, segundo ele, não pode crescer de forma sustentável, em meio às desigualdades regionais. Ele ressaltou que a inclusão econômica, política e social do Nordeste passa pelo fortalecimento das instituições desenvolvimentistas, que devem assumir papéis cada vez mais arrojados para que a região continue crescendo a taxas superiores à nacional.
 
Senador Raimundo Lira quer focar sua atuação no desenvolvimento regional
Raimundo Lira quer dedicar o seu mandato ao desenvolvimento da Região Nordeste, particularmente, da Paraíba
 

Com essa visão, Lira já se posicionou a favor de iniciativas como o PLS 100/2014 – Complementar que determina que o orçamento fiscal e o de investimento das empresas estatais deverão auxiliar na redução das disparidades regionais, segundo critérios de população e renda per capita.

 

Pelo texto, que será defendido pelo peemedebista no Senado, os recursos da lei orçamentária deverão ser distribuídos entre os estados e o Distrito Federal conforme percentuais mínimos de participação calculados, a cada ano, a partir da população e da renda por indivíduo, apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sempre seguindo a regra de quanto mais cidadãos e menor a renda, mais recursos.

 

“Vamos combater todo o tipo de desigualdade regional. Projetos que tem o propósito de reforçar o papel equalizador da União diante de tais desigualdades, particularmente no direcionamento dos investimentos públicos com forte impacto na atividade econômica regional, terão nosso apoio” disse.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria