....
....
30/12/2014

Diap, Veja, emendas, projetos: Vital finaliza 2014, pelo 4º ano consecutivo, como parlamentar de destaque da Paraíba


Pelo quarto ano consecutivo o ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo foi considerado o melhor representante paraibano no Congresso Nacional e um dos melhores do Brasil. A mais recente constatação veio esta semana da Revista VEJA, que divulgou o Ranking do Progresso: os melhores parlamentares de 2014.

 

Trata-se de uma avaliação objetiva do desempenho dos senadores e deputados que, “no conjunto, tratam o país com seriedade”, conforme a revista. O estudo foi feito pela VEJA em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon) e o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj) que apontou Vital como o 11° melhor senador do Brasil.
 
Vital fecha os quatro anos de mandato comoo senador extremamente bem avaliado
Vital fecha os quatro anos de mandato comoo senador extremamente bem avaliado
 

Também este ano – como em 2013 – Vital do Rêgo foi destaque na pesquisa que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar faz para elencar os 100 ‘Cabeças’ do Congresso, elegendo os parlamentares mais influentes. Vital, desde que assumiu o mandato de senador, em 2011, é destaque na pesquisa da DIAP.

 

Não é por menos que Vital foi elencado, pela quarta vez consecutiva, na lista dos senadores que mais trabalharam por um país moderno e competitivo (O Congresso acelera para reencontrar os brasileiros) além de constar no ranking do DIAP como um dos “cabeças” do Congresso Nacional.

 

O reconhecimento, segundo ele, foi fruto de muito trabalho. Há dois anos Vital assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da casa. À frente da CCJ, acompanhou de perto o projeto de reforma do Código Penal, PEC do voto aberto, PEC da Música, a PEC das Domésticas; Orçamento Impositivo, a Minirreforma Eleitoral, Plano Nacional de Educação (PNE), dentre outros projetos que, na condição de autor ou relator, pôde dar uma resposta aos anseios da sociedade e das manifestações populares.

 

“A Comissão de Constituição e Justiça aprovou quase mil proposições no biênio 2013–2014, entre projetos de lei do senado, da câmara, além de propostas de mudanças na constituição. Foram 136 reuniões de trabalho nesse período - sendo trinta e duas audiências públicas”, destacou Vital, ao fazer um balanço dos trabalhos durante o biênio que se encerrou, no qual foram votadas 958 proposições, entre projetos de lei da Câmara e do Senado, além de 75 propostas de emenda à Constituição.

 

Destinação de recursos - Além da CCJ, Vital presidiu diversas comissões temporárias, como a de modernização da Lei de Licitações e Contratos, a destinada a propor soluções ao financiamento da saúde pública no Brasil, a comissão especial de segurança pública e a comissão externa destinada ao acompanhamento das obras de transposição do rio São Francisco.

 

Vital também é considerado um dos parlamentares com maior atuação na destinação de recursos para o Estado. Em sua atuação legislativa, Vital conseguiu destinar mais de 600 milhões em obras, que estão presentes em todos os 223 municípios paraibanos.

 

Vital destacou, como exemplo, os recursos destinados a Campina Grande, sua cidade natal. Ao todo, só para Campina, em emendas individuais, foram mais de R$ 183 milhões para a cidade, considerando o mandato de deputado federal e o de senador. Somando os recursos do PAC e dos convênios com vários ministérios, que foram trazidos para Campina Grande com a interferência do mandato de Vital, o valor ultrapassa os R$ 400 milhões.

 

Entre as obras realizadas pela gestão peemedebista de Veneziano Vital do Rêgo em Campina Grande, com a colaboração do senador Vital, destaques para a reforma da Feira da Prata, a construção da Vila do Artesão, a reforma do Teatro Municipal Severino Cabral; a pavimentação de mais de 600 ruas pelo programa Vias Abertas; a construção do Terminal de Integração; construção e reformas de creches e escola.

 

Também tiveram a participação direta de Vital a construção de Unidades Básicas de Saúde; instalação das academias populares; emendas para o Maior São João do Mundo; urbanização de vários bairros; aquisição de notebooks para professores; construção do ginásios poliesportivos, restaurantes populares e cozinhas comunitárias; entre tantas outras ações. Ele também articulou a construção da UPA e do Hospital da Criança e do Adolescente.

 

No TCU - Vital disse que estava muito feliz com as inúmeras demonstrações de apoio e gratidão que já recebeu dos paraibanos e que, agora, como ministro do TCU, vai desempenhar “com independência e exação” os deveres do seu cargo, “cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis deste País”.

 

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing