....
....
30/12/2014

Durante Missa na Catedral de Campina, Pe Paulo diz que o pecado não faz parte da natureza humana: “é um acidente em nossa vida”


O Padre Paulo Sérgio, da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, disse esta semana, durante celebração ainda referente ao Natal do Senhor, que o pecado não faz parte da natureza humana. Segundo ele, o pecado “é um acidente em nossa vida”. Por isso, segundo Pe Paulo, só Jesus é “verdadeiro homem”, porque é sem pecado.

 

Pe Paulo reafirmou que só Cristo é “verdadeiro homem”, porque só ele tem a capacidade de ser homem sem o acidente do pecado. O padre lembra que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, mas, por conta do pecado da desobediência de Adão, a humanidade conheceu o pecado, “um acidente na vida da humanidade”. Nesse contexto, Jesus, também Filho de Deus, nasceu sem este acidente, tornando-se o “verdadeiro homem”.
 
Padre Paulo Sérgio, durante celebração de Natal, na Catedral de Campina Grande
Padre Paulo Sérgio, durante celebração de Natal, na Catedral de Campina Grande
 

O padre da Catedral lembrou palavras de Santo Irineu, segundo as quais, “o Filho de Deus tornou-se homem para que os filhos do homem se tornem filhos de Deus” e lembrou que os cristãos, neste final de ano, celebram a “festa da transformação da Palavra em Carne” – ‘O Verbo se tornou Carne’.

 

Segundo Paulo Sérgio, o Filho de Deus veio ao mundo para que não sejamos mais, simplesmente, humanos, mas, divinos. “O Filho de Deus assume a natureza humana e aí, ao assumir a natureza humana, ele ‘diviniza’ a natureza humana”, pois, na sua visão, “Jesus não veio para morar entre nós, mas para morar em nós, fazer morada em nosso coração”.
 
Padre Paulo Sérgio, recebendo Jesus, Maria e José, do Presépio Vivo da Catedral
Padre Paulo Sérgio, recebendo Jesus, Maria e José, do Presépio Vivo da Catedral
 

Importância do Presépio do Natal – A cada celebração na Catedral, neste período que marca o Natal do Senhor, há uma apresentação do Ministério de Teatro João Paulo II, com o Presépio Vivo, relembrando o momento mágico do nascimento de Jesus. Padre Paulo lembrou a importância dessa representação e a presença do Cristo no nosso Natal.

 

“Do Presépio, Jesus vai para a cruz; da cruz para a Eucaristia; e, da Eucaristia, para o nosso coração. E Ele vem para nós com todas as fragilidades do Jesus homem. Menos o pecado”, disse o padre, para lembrar, logo em seguida, que o cristão “não é apenas humano, ele é Divino. Por isso o cristão é capaz de amar”.
 
Durante Bênção do natal, Padre Paulo segura em suas mãos o menino Jesus do Presépio Vivo da Catedral de Campina Grande
Durante Bênção do Natal, Padre Paulo segura em suas mãos o Menino Jesus do Presépio Vivo da Catedral de Campina Grande
 

Padre Paulo Sérgio finalizou a celebração pedindo aos fiéis que exercitem a busca de Jesus Salvador em seus corações. “Busque na sua vida o Divino, que é Jesus, busque o Divino que, pelo Batismo, está dentro do seu coração”.

 

Do Blog Carlos Magno, com Pascom – Catedral