....
....
07/01/2015

Vital diz que ir para o TCU foi “o salto mais importante” de sua vida pública: “ainda não caiu a ficha”


O ex-senador Vital do Rêgo está em merecidas férias, descansando em seu apartamento, em João Pessoa. Entre um mergulho na praia de Camboinha – atividade diária que muito lhe da prazer – e uma leitura sobre os detalhes da função que abraça a partir deste ano – Ministro do Tribunal de Contas da União – sobra tempo, também, para refletir sobre a mudança de vida que decidiu adotar, no final do ano passado.

 

Vital deixa um mandato de senador extremamente bem avaliado para ir para o outro lado do balcão. Ele fará parte da mais importante corte de contas do país, responsável pela análise das contas de mais de 2.500 entes, entre prefeituras, governos estaduais e federal, instituições, órgãos diversos, etc. Teve verba federal, lá estará o TCU, para analisar o uso dos recursos públicos.
 
Vital do Rêgo deixa um mandato de senador extremamente bem avaliado para ir para o outro lado do balcão
Vital do Rêgo deixa um mandato de senador extremamente bem avaliado para ir para o outro lado do balcão
 

Aliás, abro um parêntese aqui para fazer um registro que considero importantíssimo: o TCU não é uma instância superior dos tribunais de contas municipais e estaduais, como eu pensava e, acho, muitos pensam também. Vital me explicou que o TCU é instância única para análise de contas, desde que existam recursos federais incluídos. Por exemplo: prefeitura tal usa recursos federais em determinado convênio: as contas são auditadas, diretamente, pelo TCU. Alcançaram a importância da coisa???

 

Vital também me disse que ainda não conseguiu incorporar totalmente a sua nova função pública. “Não caiu a ficha ainda, nessa transição. Não tenho dúvidas de que este foi o salto mais importante da minha vida pública. Depois da experiência que o parlamento me deu, agora passo a exercer essa função de auditar, de fiscalizar a coisa pública”, disse Vital.

 

E, quer saber: para quem conhece bem Vital, não dou muito tempo para ele começar a se destacar, também, no TCU. Alguém duvida?

 

Do Blog Carlos Magno