....
....
11/01/2015

Em celebração do Batismo do Senhor, na Catedral de Campina, Pe Luciano fala da importância do batismo para os católicos


O Padre Luciano Guedes da Silva, pároco da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, destacou neste domingo (11) a importância do Batismo para os católicos. Foi durante a celebração que marcou o Batismo do Senhor – logo após o domingo da Epifania do Senhor. “O Batismo encerra as festas da manifestação do Senhor. Encerramos, assim, o ciclo do Natal”, disse Pe Luciano.

 

O pároco falou, em sua homilia, sobre o trecho do Evangelho da Liturgia da Palavra deste domingo (Marcos 1, 7-11), que retrata o Batismo de Jesus, no rio Jordão. “Jesus, sem ter nenhuma mancha de pecado, quis se submeter a esse ritual; Ele, que é a vida verdadeira, a Palavra feita carne, a luz, não tinha necessidade do batismo. Como disse Santo Agostinho, ‘para mostrar a nós a necessidade da salvação Cristo deixa-se mergulhar no rio Jordão para proclamar a sua necessidade’”.


Padre Luciano Guedes, da Catedral de Campina Grande, conclamou os fiéis a rezar pelos que não colocaram em prática os preceitos do batismo

 

Padre Luciano Guedes prosseguiu falando da importância do Batismo para os católicos. “No dia do nosso batismo recebemos a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo batismo, nos tornamos filhos de Deus também. Essa é a nossa maior dignidade, o maior título que podemos ter junto ao povo de Deus: o batismo”.

 

Para ele, ser filho de Deus “é o fundamental, é o mais importante, é o que nos torna dignos de ser igreja”. O pároco da Catedral de Campina Grande lembrou que, através do batismo, nós recebemos “a graça da filiação divina” e fez questão de frisar que a grande missão dos padrinhos é levar os afilhados ao caminho do céu. “Eis a grande responsabilidade dos padrinhos e madrinhas”.

 

Destacando que a partir do batismo passamos a fazer parte a grande família cristã, Pe Luciano Guedes reforçou que, na igreja, não podemos ser cristãos isolados. “Pelo batismo nos tornamos verdadeiramente filhos da igreja. Pelo batismo somos todos chamados à santidade, à santificação pessoal”.

 

E finalizou sua homilia conclamando os fiéis a rezar pelos que não colocaram em prática os preceitos do batismo. “Há tanta gente batizada pela igreja que vive apagada da luz de Deus, esquecida de sua vocação profética e missionária. Rezemos por estas luzes que estão mais fraquinhas, no meio de nós;, rezemos para que a força do nosso batismo se faça sentir e perceber no meio de nós”.

 

Ainda durante a celebração, os fiéis foram abençoados com a água santa do batismo e puderam renovar as promessas batismais.

 

Do Blog Carlos Magno, com Pascom – Catedral