....
....
22/01/2015

Shaolim recebe visita de Damião e Lígia Feliciano e reage com risos. Recorde vídeo com Shaolim imitando Dr. Damião


A cada dia que passa, o nosso Shaolimsurpreende positivamente médicos, familiares e amigos. Sua recuperação ocorre de forma lenta, é verdade. Mas ele sempre surpreende. Esta semana a surpresa veio com a reação do humorista à visita que recebeu do deputado federal Damião Feliciano e de sua esposa, a vice-governadora Lígia Feliciano.


Há quatro anos se recuperando em casa de acidente automobilístico que limitou seus movimentos e reações, Shaolim foi surpreendido nesta quarta-feira (21) com a visita de Damião e Lígia. Na oportunidade, segundo relatou o casal, Shaolim expressou reações através de risos. “Atestamos a evolução clínica de Shaolim”, disse Lígia, após a visita. Shaolim estava em casa na companhia da esposa, Laudiceia; e do filho, Lucas Veloso.


Shaolim esboça reações através de risos, segundo a esposa do comediante, Laudiceia Veloso

Shaolim esboça reações através de risos, segundo a esposa do comediante, Laudiceia Veloso


O irmão de Shaolim, Josevaldo, confirmou que há alguns dias o humorista tem usado o riso ao reagir em algumas situações. “Ele já ri e esboça reações há um bom tempo. Com um simples “bom dia” ele já se acorda. Ao pegar na mão dele, ele abre o olho. É uma mente recomeçando. As visitas que fazemos com a minha mãe, com meus irmãos, ele ri, ele reconhece. É uma presença realmente, uma coisa que sentimos vinda dele. Ele ri quando lembro de coisas da nossa infância”, disse.


Shaolin já consegue se comunicar e interagir com a família através de “expressões faciais e dos olhos”, conforme relatou Laudiceia. A evolução no quadro clínico de Shaolin tem deixado a família animada. Na semana passada, Laudiceia revelou que ele já se comunica através de gestos. “Nunca tivemos uma regressão no seu quadro médico. Shaolin tem consciência e compreende tudo o que acontece ao seu redor. Na medida do possível, ele interage conosco. Ele é muito esforçado”.


Segundo Laudiceia, o acompanhamento de médicos continua constante, como os fisioterapeutas e fonoaudiólogos, mas que neste tipo de caso, seja a pessoa que for, os médicos não podem passar um diagnóstico, porque cada pessoa reage de uma forma, em seu determinado tempo. “Vi pacientes que em 50 dias estavam bem e outros que estão na mesma situação há muitos anos”, disse.


O acidente aconteceu em 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois, foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses. Desde que recebeu alta, permanece em casa, em Campina Grande, sob os cuidados da família.



Do Blog Carlos Magno