....
....
14/02/2015

Boa notícia: carnaval será com chuva em quase toda a Paraíba. Veja em que dias do carnaval e onde vai chover


Um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) está atuando sobre o Nordeste e deve provocar chuvas na Paraíba no domingo. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é de que as precipitações atinjam as regiões Cariri e Sertão. De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, a mudança na circulação dos ventos está formando as áreas de instabilidade que provocam as precipitações.

 

“O VCAN deverá induzir a ocorrência de chuva sobre a região Nordeste. Na Paraíba, este fenômeno deverá favorecer a chuva a partir do domingo, particularmente sobre Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú. Este sistema deve se estender até segunda-feira e depois enfraquece naturalmente. Também podem ocorrer precipitações no Brejo, Agreste e Litoral, só que de forma isolada e com menor intensidade”, explicou.
 
chuvas carnaval paraíba previsão

 

O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, lembrou que a partir da segunda quinzena deste mês as chuvas costumam ser mais frequentes no semiárido paraibano. “Sabemos que o período entre os meses de fevereiro e maio é o mais chuvoso no Sertão e os equipamentos do Governo do Estado estão ligados 24 horas acompanhando as mudanças climáticas, as intensidades das chuvas e dos ventos. Também observamos diariamente os níveis dos açudes para gerenciar da melhor maneira a água que abastece a população”, informou.

 

A maior chuva registrada no Cariri este ano ocorreu entre os dias 4 e 5 deste mês na cidade de Taperoá: 138,5 milímetros. Segundo levantamento feito pela Aesa, esta também foi a maior pluviometria registrada em menos de 24 horas nos últimos 21 anos na cidade. A média histórica em fevereiro é de 83 milímetros, mas somente nos cinco primeiros dias do mês foram registrados 152,5 milímetros no município.

 

Sábado – Mesmo com a previsão de chuvas para o domingo, no sábado deve ser de índices extremos de radiação ultravioleta no Sertão. A intensidade deve variar entre 13 e 14 numa escala que vai de 1 a 16. As temperaturas devem oscilar entre 22°C e 36°C. Confira a previsão do tempo para todas as regiões:

 

Litoral - Tempo oscilando entre parcialmente nublado e claro (Max.: 31°C / Min.: 25°C)

 

Brejo - Nebulosidade variável (Max.: 29°C / Min.: 20°C)

 

Agreste - Nebulosidade variável (Max.: 31°C / Min.:21°C)

 

Cariri e Curimataú - Céu com nebulosidade variável (Max.: 33°C / Min.: 20°C)

 

Sertão - Nebulosidade variável com possibilidade de ocorrência de chuvas localizadas (Max.: 36°C / Min.: 22°C)

 

Alto Sertão - Nebulosidade variável, com possibilidade de ocorrência de chuvas localizadas (Max.: 36°C / Min.: 21°C)

 

Do Blog Carlos Magno, com Secom-PB