....
....
25/02/2015

Quarta-feira amanhece com maior chuva do ano em quase toda a Paraíba e açudes podem ganhar volume considerável


A quarta-feira amanheceu com chuvas consideráveis em quase todas as áreas do estado. Segundo os primeiros levantamentos, choveu em quase toda a Paraíba, com registro de precipitações acima do esperado, o que pode garantir um volume considerável nos principais açudes localizados no território paraibano.


Segundo levantamento inicial, a chuva ocorrida nesta quarta pode ser a maior já registrada este ano. Para os estudiosos, as precipitações podem indicar que o período chuvoso para esta região finalmente começou, significando, a partir de agora, chuvas mais intensas e, consequentemente, recarga para os mananciais.


As chuvas caídas nesta quarta-feira em quase toda a Paraíba foram as mais fortes já registradas este ano

As chuvas caídas nesta quarta-feira em quase toda a Paraíba foram as mais fortes já registradas este ano

Em João Pessoa a chuva começou logo cedo. O mesmo ocorreu em Campina Grande e nas cidades que ficam mais próximas da capital e da Rainha da Borborema. No caso da região polarizada por Campina Grande, os primeiros levantamentos indicam que o Açude Epítácio Pessoa (Boqueirão), responsável pelo abastecimento de Campina e de outras cidades do Compartimento da Borborema, ainda não captou volume de água.


De acordo com a AESA, o Açude de Boqueirão amanheceu o dia com 88.985.150 metros cúbicos de água, o que equivale a 21,69% da sua capacidade total de armazenamento. Porém, as chuvas que continuam a cair – inclusive nas cidades localizadas na cabeceira do Rio Taperoá – podem gerar volume no manancial nas próximas horas.


No sertão do estado também há registro de chuvas intensas. Em Catolé do Rocha, por exemplo, as medições indicaram uma chuva, durante a madrugada, de 110 milímetros. Em Belém do Brejo do Cruz choveu 68 milímetros. O melhor é que as previsões para as próximas horas são pra lá de animadoras...


Do Blog Carlos Magno