....
....
16/03/2015

Secretária de Educação ataca sindicato e diz existir em Campina “canais de imprensa nitidamente a serviço da oposição”


Confesso que não entendi a entrevista da Secretária Municipal de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, ao refutar denúncia do Sintab de que os professores e funcionários das creches de Campina Grande estariam comprando insumos (tipo material de higiene, de expediente, etc) para o funcionamento das unidades. É que a secretária admitiu a falta dos insumos e disse que a “distribuição será regularizada nesta semana”.

 

Se assumiu que o problema existe, precisava atacar o sindicato e a imprensa? Ora, se existe a denúncia, se a própria secretária afirma que a distribuição só será normalizada nesta semana – conforme release distribuído pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura (Codecom/PMCG), cujo teor segue abaixo, na íntegra – então o ataque, podemos dizer, foi gratuito. Não é por aí...


Secretária Municipal de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, confirmou as denúncias, mas atacou o sindicato e a imprensa

Secretária Municipal de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, confirmou as denúncias, mas atacou o sindicato e a imprensa


Veja:

 

Secretária refuta denúncia do Sintab, lamenta omissões do Estado e diz que gestão de Romero venceu o desafio de assumir 10 novas creches

 

Em entrevista concedida na tarde deste domingo, 15, a secretária Municipal de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, desqualificou “denúncia” do Sindicato dos Trabalhadores do Agreste da Borborema (Sintab) em relação ao funcionamento de creches no município. De acordo com a secretária Iolanda Barbosa, além de usar canais de imprensa nitidamente a serviço da oposição, a entidade distorce informações com o intuito de atingir um governo que tem vencido um desafio enorme ao assumir 10 creches que eram da competência do Governo do Estado.

 

Segundo Iolanda, neste ano, a Prefeitura de Campina Grande está absorvendo 10 novas creches que estavam sob a responsabilidade do Estado. Destas, apenas duas não estão funcionando, por uma lamentável razão: o Estado não concluiu reformas pelas quais assumiu a responsabilidade até o prazo máximo de dezembro de 2014, como determinava o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado no Ministério Público.

 

Em 2014, segundo a secretária Iolanda Barbosa, o município manteve em funcionamento 25 creches, que passaram por manutenção completa. “Com as 10 novas unidades recebidas do Estado começamos 2015 com o total de 33 creches. As que estão ainda em reforma por atraso do Governo do Estado deverão só iniciar as atividades no próximo mês de abril”, informa ela.

 

Secretária ataca, mas confirma falta de insumos: “distribuição será regularizada nesta semana” - veja a continuação do release:

 

Desafio vencido - Colocar em funcionamento uma quantidade desta de equipamentos de educação infantil foi um enorme desafio para o governo municipal, ainda de acordo com Iolanda Barbosa. A secretária assegura que o prefeito Romero Rodrigues não mediu esforços para otimizar todas as ações de contratação de professores, pessoal de apoio e insumos necessários ao funcionamento de todas as unidades.

 

No tocante aos insumos necessários ao funcionamento das creches, aliás, a Secretaria solicitou dos fornecedores, cujos contratos estavam em vigência, todo o material necessário para o início do ano letivo. “Tivemos de fazer ajustes, pois os quantitativos eram calculados para 25 unidades e tínhamos, a partir de então, 33 creches para colocar em funcionamento. Como tínhamos em estoque um quantitativo mínimo de material de expediente, higiene pessoal das crianças e material didático, encaminhamos para toda a estrutura que compõe a rede de educação infantil”.

 

Segundo destaca a própria secretária, o quantitativo de insumos era suficiente emergencialmente para 30 dias. “Enquanto isso, providenciamos a suplementação orçamentária que nos permitiu aumentar a aquisição de material de expediente, didático e higiene pessoal para todo o ano letivo”, revela Iolanda Barbosa. Segundo ela, a distribuição será regularizada nesta semana (entre os dias 16 e 20 de março), ficando a manutenção das unidades sob controle.

 

Segurança será reforçada - Quanto à segurança das creches, a Secretaria de Educação deu início a um processo licitatório, para garantir cerca elétrica e alarme para todas as unidades educacionais. Mas a secretária lembra que todas as unidades possuem vigilância humana e que o problema da insegurança não é de competência da gestão municipal e, sim, da estadual.

 

“Cumprimos o nosso dever de garantir acesso com atendimento de todas as famílias cujas crianças estavam matriculadas nas creches, por recomendação expressa do Prefeito Romero Rodrigues”, observa.

 

Ao final da entrevista, Iolanda Barbosa observa que o que há é a responsabilidade e compromisso de um gestor municipal em garantir direito para todas as crianças que foram matriculadas nas unidades de educação infantil, aportando recursos próprios para merenda, fardamento e os insumos necessários para que todas as famílias e suas crianças tivessem o seu direito garantido, não esquecendo também os profissionais da Educação.

 

“Para todos esses profissionais, o prefeito Romero Rodrigues garantiu, em novembro de 2014, com a integralização das 30 horas, o direito ao Piso Nacional proporcional tão aclamado pela categoria há mais de cinco anos, além de todas as correções do piso retroativas à data base, em conformidade com a Lei do Piso que nunca foi cumprida pelo governo passado”, pontuou.


NOTA DA SECRETÁRIA: Após a veiculação da matéria aqui no Blog Carlos Magno, pelo facebook a Secretária de Educação Iolanda Barbosa enviou a seguinte mensagem: "Caro Carlos Magno não houve ataque apenas o esclarecimento dos fatos e as providências que estão sendo tomadas. Sempre respeitei a imprensa e o sintab, com o qual mantenho diálogo aberto".

 

Do Blog Carlos Magno, com Codecom/PMCG