....
....
26/03/2015

Câmara de Vereadores de Campina Grande vai votar Plano de Mobilidade Urbana da cidade


A Prefeitura de Campina Grande encaminhou à Câmara de Vereadores da cidade o Plano Diretor de Mobilidade Urbana do Município de Campina Grande - PLANMOB-CG. O plano, segundo a Coordenadoria de Comunicação da PMCG, é resultado de “um esforço conjunto de técnicos das Secretarias de Planejamento, de Obras, de Serviços Urbanos e da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), em conjunto com a Procuradoria Geral do Município (PGM)”.

 

Segundo a Codecom, o projeto prevê ações que valorizem o transporte público coletivo de qualidade, ações estruturantes e que assegurem uma melhor qualidade de vida à população campinense. “Ele pretende traçar metas de desenvolvimento, planejamento e de otimização da mobilidade urbana da cidade, pelos próximos 50 anos, além de estabelecer as diretrizes para o acompanhamento e o monitoramento da implementação, avaliação e revisão periódica do PLANMOB-CG”, diz a coordenadoria.


Campina Grande já aprovou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, o Plano Municipal de Saneamento e agora é a vez do Plano Diretor de Mobilidade Urbana

 

De acordo com a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, todos os municípios brasileiros com população superior a 20 mil habitantes – Campina Grande tem mais de 385 mil  – têm até abril deste ano para apresentar seus planos de mobilidade. A partir da referida data, os municípios que não apresentarem o plano ficarão impedidos de receber recursos federais destinados a projetos de mobilidade urbana.

 

“Diferentemente dos outros Municípios, Campina Grande já aprovou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, o Plano Municipal de Saneamento e agora é a vez do Plano Diretor de Mobilidade Urbana”, diz a Codecom.

 

O Plano de Mobilidade tem por finalidade orientar as ações do Município de Campina Grande no que se refere aos modos, serviços e infraestrutura viária e de transporte que garantem os deslocamentos de pessoas e cargas em seu território, com vistas a atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da população em geral.

 

Do Blog Carlos Magno, com Codecom/PMCG