....
....
28/03/2015

Na Catedral de Campina Grande, Pe Luciano convida fiéis a participar ativamente da Semana Santa. Confira a programação


O Padre Luciano Guedes da Silva, pároco da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina Grande, aproveitou a missa celebrada na noite deste sábado (28) para convidar os fiéis a participar ativamente da Semana Santa, cuja programação será aberta neste domingo (29), com a celebração do Domingo de Ramos.

 

Durante a missa deste sábado, Pe Luciano frisou o real sentido da Semana Santa e pediu para que, ainda em clima de Quaresma, cada um possa viver os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus. “Os mistérios da Semana Santa representam a nossa própria vida. A celebração de amanhã (Domingo de Ramos) vai dizer que a cidade de Jerusalém grita hoje ‘Hosana’ e depois grita ‘Crucifica-o’.”


Fiéis lotaram a Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, na celebração que antecedeu a abertura da Semana Santa

Fiéis na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina Grande


Para ele, a contradição humana, vivida entre a recepção a Jesus em Jerusalém, quando o povo grita ‘Hosana, Hosana’, recebendo o Messias montado em um jumento, agitando os ramos das árvores (retradada na celebração do Domingo de Ramos) e a condenação de Jesus, quando o povo pede a sua crucificação, representa a nossa própria vida.

 

“A morte de Jesus, como descreve o Evangelista João, é a consequência de uma vida inteira, para reunir o que existe numa vida humana, nossos fragmentos, a vida humana tão marcada e tão cheia de cegueira. A morte de Jesus é para reunir tudo o que está disperso em nossa vida”, afirmou o Padre Luciano Guedes.

 

Ele pede para que cada um viva a Páscoa num reencontro pessoal. “Que os pedaços da nossa vida sejam reunidos agora na Páscoa; que nossa vida humana seja reunificada em Deus”. “Vamos permitir que nossa vida espiritual seja reencontrada pelo Senhor; que ela seja encontrada e dignificada pela vida de Jesus, entregue na cruz para nos dar salvação, vida e eternidade”, disse ele, lembrando que, até a quarta-feira haverá confissão para os fiéis na própria Catedral.


Para o Padre Luciano Guedes da Silva, as pessoas devem viver a Semaan Santa não apenas como uma tradição da igreja, mas em seu real sentido

Para o Padre Luciano Guedes da Silva, as pessoas devem viver a Semana Santa não apenas como uma tradição da igreja, mas em seu real sentido


Pe Luciano pediu para que os fiéis não apenas celebrem a Semana Santa como uma tradição da igreja, mas vivendo a Páscoa em suas vidas. “Queremos olhar para Jesus como o Senhor da Vida, para vivermos cheios, marcados pelos mistérios de Deus. Que tenhamos a verdadeira Semana Santa, para que nossa vida seja digna do Senhor”.

 

O pároco finalizou desejando que todos possamos viver o real sentido da Semana Santa em nossos corações. “Desejo a todos uma Semana Santa, de fato, como a expressão do termo diz: Santa. Grande e Santa. O centro da nossa fé cristã. Não apenas para lembrar as tradições, mas de fato a Semana Santa na qual eu decidi viver a Páscoa de Jesus em minha vida”.

 

Confira programação da Semana Santa com explicações sobre cada celebração:

 

Solenidades na semana mais importante no calendário litúrgico da Igreja Católica:

 

Vivendo ainda o período da Quaresma, os católicos se preparam para as solenidades da Semana Santa. A Igreja convida seus fieis a viverem intensamente a liturgia que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos), passando por todo seu sofrimento da Paixão para, assim, viver a alegria da ressurreição no domingo de Páscoa. Na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, Dom Manoel Delson preside as celebrações, que ainda inclui a Missa dos Santos Óleos, onde todo o clero realiza a renovação dos votos sacerdotais. Confira a programação completa da Semana Santa na Catedral:

 

No dia 29 de março é celebrado o Domingo de Ramos, abrindo a Semana Santa. As paróquias realizam a Caminhada de Ramos, relembrando o dia que Jesus voltou à Jerusalém e foi recebido por uma multidão. Na Catedral, o momento é vivido com uma pequena procissão, que sai da Praça para o interior da Igreja, onde acontece a missa às 10h. Nas demais paróquias, é tradicional acontecer a Procissão de Ramos pelas ruas dos bairros. Neste dia também acontece a Coleta Solidária da Campanha da Fraternidade. O dinheiro arrecadado será usado nas ações, por todo Brasil, nas ações sociais que envolvem o tema deste ano “Fraternidade: Igreja e Sociedade” (Eu vim para servir, cf MC 10,45).

 

De segunda a quinta, ao meio dia, será rezado o Ofício da Semana Santa. Na quarta-feira  às 19h acontece a Celebração Penitencial. Na sexta, o ofício rezado ao meio dia é o Ofício da Agonia de Jesus. No sábado, o Ofício da Semana Santa será às 8h da manhã.

 

Na Quinta-feira Santa, dia 02 de abril, às 8h30, todo o Clero se reúne diante do bispo na Catedral para a Missa dos Santos Óleos, onde acontece a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais. É uma das mais belas celebrações da Liturgia, que marca também o dia da Instituição da Sagrada Eucaristia, vivida na última ceia do Senhor com seus discípulos. Na parte da tarde, às 17h, é celebrada a Missa de Lava-pés / Santa Ceia, lembrando o gesto de humildade de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos ensinando-os a serem sempre humildes servidores.

 

Na Sexta-Feira Santa, dia 03, acontece a Celebração da Paixão, às 15h, e a Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.

 

No Sábado de Aleluia, Dom Delson preside a celebração às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal. Uma noite cheia de simbolismo, que traz a luz e a água do batismo, sinais fortes da fé católica. Aos que forem à Catedral nesta noite, é pedido que levem uma vela para o momento da vigília.

 

O Domingo de Páscoa é o dia da grande festa da Ressurreição. A Igreja celebra neste dia santo o mistério central da vida cristã: a vitória da graça sobre o pecado e a inauguração de um novo tempo de graça e santidade, de vida plena e eterna. Tempo de esperança e de paz no Senhor Ressuscitado. Na Catedral, Dom Delson preside a Missa das 10h. Ainda haverá missas às 17h e às 19h30.

 

É bom lembrar: Com exceção da Missa dos Santos Óleos, todas as demais celebrações acontecem em todas as Paróquias da Diocese. Procure a secretaria de sua Paróquia para se informar sobre os horários de sua comunidade.

 

Do Blog Carlos Magno, com Pascom – Catedral