....
....
01/04/2015

Senador Raimundo Lira avalia compra de aviões de caça pelo Comando da Aeronáutica


O vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Raimundo Lira (PMDB-PB) acompanhou o presidente da comissão, Delcídio do Amaral (PT/MS), em reunião com o Comando da Aeronáutica para discutir a compra de aviões de caça, modelo Gripen, fabricados na Suécia, para equipar a Força Aérea Brasileira.  A compra deverá ser financiada por uma agência sueca e a aprovação do financiamento passa pelo crivo da CAE.

 

Os parlamentares estiveram com membros do alto Comando da Aeronáutica, os brigadeiros Nivaldo Rossato e Rui Mesquita (chefe da Assessoria Parlamentar do Comando), falando sobre o projeto FX, de aquisição dos caças Gripen. O governo brasileiro tomou a decisão de adquirir esses aviões após uma disputa com os Rafale, da francesa Dassault, e com o americano F18, fabricado pela Boeing.


Senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Raimundo Lira (PMDB-PB) – presidente e vice-presidente da CAE, respectivamente, com o Tenente Brigadeiro Nivaldo Rossato, do Comando da Aeronáutica

Senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Raimundo Lira (PMDB-PB) – presidente e vice-presidente da CAE, respectivamente, com o Tenente Brigadeiro Nivaldo Rossato, do Comando da Aeronáutica


O Comando da Aeronáutica relatou que parte desses caças vai ser construída na Suécia e grande parte já no Brasil, através da absorção de tecnologia. Para Raimundo Lira, a fase brasileira de produção deve trazer avanços significativos para a indústria aeronáutica brasileira.

 

“A parceria pode ajudar a promover o desenvolvimento de empresas nacionais e, ao mesmo tempo, gerar empregos. O projeto deve viabilizar o desenvolvimento, pela Embraer e por empresas brasileiras, de tecnologia de ponta”, avaliou o senador paraibano.


O objetivo da reunião dos dois sendasores com o Comando da Aeronáutica foi o de discutir a compra de aviões de caça, modelo Gripen, fabricados na Suécia, para equipar a Força Aérea Brasileira, cujo financiamento passará pela CAE

O objetivo da reunião dos dois senadores com o Comando da Aeronáutica foi discutir a compra de aviões de caça, modelo Gripen, fabricados na Suécia, para equipar a FAB, cujo financiamento passará pela CAE


De acordo com Delcídio, neste momento a Aeronáutica está negociando o contrato de financiamento dos caças com a agência de financiamento sueca. “Fizemos uma discussão ampla porque o prazo para a assinatura do contrato vence no final de abril. Precisamos aprovar rapidamente o empréstimo na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, para que a Aeronáutica dê um grande passo e se coloque numa posição de ponta, trazendo os caças para garantir a defesa, o controle das fronteiras e do espaço aéreo brasileiro”, observou o presidente da CAE.

 

Delcídio argumentou ainda que o financiamento será feito em coroas suecas. Com isso, o contrato não corre o risco de ser aumentado em função da desvalorização do real frente ao dólar.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria