....
....
04/04/2015

O bicho vai pegar: Assembleia Legislativa da Paraíba deve instalar CPI da telefonia móvel nesta quarta-feira


A Assembleia Legislativa da Paraíba deverá instalar, nesta quarta-feira (08) a Comissão Parlamentar de Inquérito  CPI da Telefonia Móvel. A proposta, do deputado estadual João Gonçalves (PSD) foi aprovada no dia 18 do mês passado, dia em que o presidente da AL, Adriano Galdino (PSB), assinou a autorização para que a CPI fosse instalada.

 

Como todo mundo sabe como começa uma CPI, mas geralmente ninguém imagina como ela termina, a gente já pode imaginar que, de cara, a CPI vai identificar o que todo paraibano – e porque não dizer, todo brasileiro – também já sabe: que pagamos muito caro por umserviço de telefonia que deixa muito a desejar.

 

Aliás, diria até que o serviço de telefonia, seja de qualquer operadora – nenhuma se salva – desrespeita o consumidor, que é tratado mais como um número de celular do que como um consumidor que paga suas contas em dia ou que é fiel a determinada operadora, muitas vezes, há anos.
 
A CPI da Telefonia Móvel da Assembleia legislativa da paraíba vai investigar todas as operadoras que atuam no estado, sem exceção, garante o presidente da AL, Adriano Galdino

A CPI da Telefonia Móvel da Assembleia legislativa da paraíba vai investigar todas as operadoras que atuam no estado, sem exceção, garante o presidente da AL, Adriano Galdino


E se formos falar em internet, então, a raiva só aumenta. Lerdeza davelocidade de tráfego de dados, locais sem sinal em tudo o quanto é localidade, 3G no lugar onde deveria estar 4G, preço exorbitante e, agora, aquela história de cortar a internet quando atingimos a tal da franquia mensal.

 

Eu mesmo, cliente TIM desde a época em que era Telpa Celular, no ano de 1997, recebi dia desses uma mensagem que dizia: “sua velocidade de navegação foi restabelecida”, anunciando que, depois de dias sem o meu pacote de 600 MB, finalmente eu voltava ao normal. Tristeza veio quando, em menos de dois minutos, recebi outra mensagem: “você consumiu todo o pacote de 600 MB e sua velocidade será reduzida. A não ser que você contrate um novo pacote clicando aqui”. Deu vontade de responder: “ó aqui, ó”, mas não pude porque estava sem internet...


Ausência de sinal ou péssima qualidade dos serviços das oepradoras de celular na Paraíba tem servido de piada em muitos lugares

Ausência de sinal ou péssima qualidade dos serviços das operadoras de celular na Paraíba tem servido de piada em muitos lugares


Como motivações para a instalação da CPI, de acordo com o requerimento aprovado, estão: falta de investimento e defasagem tecnológica dos equipamentos; áreas com cobertura, mas sem sinal e com sinal deficiente; queda frequente nas ligações telefônicas; má prestação na transmissão de dados; e forma de cobrança dos cartões pré-pagos.

 

De acordo com o presidente Adriano Galdino, “todas as redes detelefonia móvel que atuam na Paraíba serão investigadas”. Como objetivo, a comissão irá investigar como andam os trabalhos aqui naParaíba, ver também os custos e a qualidade dos serviços.

 

O propositor da Comissão, deputado João Gonçalves, alertou para o fato de que “o que é mais grave é que vai iniciar agora mais um dígito no número de telefone. Significa dizer que é para vender mais chips. Se já está funcionando pessimamente agora, com mais chips no comércio, vai piorar ainda mais”.

 

A intenção da CPI, segundo João Gonçalves, é fazer com que as empresas esclareçam suas práticas, mostrem melhorias e como pretendem resolver as questões na prática.

 

Do Blog Carlos Magno