....
....
09/04/2015

Jornal publica “Simpatia Pra Curar Viadagem” e gera revolta em comunidade LGBT


O texto de uma 'simpatia pra curar viadagem', publicada na coluna de orações em um jornal que circula semanalmente em Boa Vista, gerou revolta no movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). O conteúdo da publicação usa termos como 'sofrente' e ainda dá dicas de receitas de chá somada a surras de 'cipó de fogo' nas nádegas para a suposta cura.

Em um dos trechos da 'simpatia', é descrito que 'o sofrente deve tomar de manhã cedo uma xícara de mari-mari quente e forte, uma colher de sopa de jatobá e duas xícaras de polpas de jenipapo'. (...)  "Na hora de deitar, o 'sofrente' deve levar uma surra de cipó de fogo (doze cipoadas em cada uma das nádegas) por sete dias", diz o texto.

Reprodução da Simpatia Contra a Viadagem, publicada em um jornal de circulação semanal de Roraima

Reprodução da "Simpatia Pra Curar Viadagem", publicada em um jornal de circulação semanal de Roraima

A publicação ainda cita: "Se no oitavo dia não sentir melhora [o 'sofrente'], deixe o menino ser feliz do jeitinho que ele quer". Para Sebastião Diniz, presidente do grupo Diversidade Roraima, o jornal fez uma divulgação preconceituosa e incitou a violência.

"Lendo o teor da publicação, ficou claro que essas 'cipoadas' nas nádegas são uma agressão aos gays e um preconceito abominável. Acionamos a OAB-RR [Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima]. Pediremos uma retratação pública do jornal e recorreremos ao Ministério Público. Essa atitude só fomenta e segrega a nossa cidadania LGBT e vamos à Secretaria de Direitos Humanos ", disse Diniz.

Ainda segundo ele, a 'simpatia pra curar viadagem' remete ao assunto da 'cura gay' que virou debate nacional. "Essa situação traz o questionamento do comportamento dessa pessoa que escreve algo tão agressivo sobre a homossexualidade. O jornal deveria abordar assuntos com conteúdo educativo, mas vemos que o teor discriminatório imperou", sustentou Diniz.

De acordo com a advogada Lourdes Icassatti, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo da OAB-RR, o texto da 'simpatia pra curar viadagem' é criminoso e homofóbico.

"Essa publicação estimula a violência contra os homossexuais. O anúncio convence que o homoafetivo é errado e deve ser punido com agressão. Os gays têm direitos e a OAB-RR é totalmente contra violência à classe LGBT. Vamos aos órgãos jurídicos pedir providências, mas antes queremos uma retratação desse jornal", enfatizou Lourdes.

Na coluna de orações, ainda há um texto de uma prece para Santo Expedito. Entretanto, a sugestão dessa oração não tem teor irônico ou discriminatório. O jornal, que circula semanalmente, contém 24 páginas e está na sua 16ª edição.

Do Blog Carlos Magno, com G1