....
....
18/04/2015

Na votação do projeto de terceirização, Veneziano votou a favor dos trabalhadores e pela manutenção do concurso público


Ao participar esta semana, na Câmara dos Deputados, das discussões e votação do Projeto da Terceirização, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) votou favorável aos trabalhadores brasileiros, permitindo assim que o acesso ao serviço público se dê mediante o concurso público.

 

Na votação, o Plenário da Câmara retirou as empresas públicas, as sociedades de economia mista e suas subsidiárias da proposta que amplia a terceirização para todas as áreas das empresas (PL 4330/04). O projeto valerá apenas para a iniciativa privada.


Ao se declarar favorável ao concurso público, o deptuado federal Veneziano Vital (PMDB-PB) lembrou que, quando prefeito de Campina Grande, realizou 12 grandes concursos públicos, convocando e contratando mais de 6 mil servidores

Ao se declarar favorável ao concurso público, o deputado federal Veneziano Vital (PMDB-PB) lembrou que, como prefeito de Campina Grande, realizou 12 concursos públicos, convocando e contratando mais de 6 mil servidores


“Não poderia de forma alguma ser contra o concurso público. Afinal de contas, quando tive o privilégio de ser prefeito da minha Campina Grande, realizamos mais de 12 concursos e convocamos ao trabalho no serviço público mais de 6 mil pessoas. Na nossa gestão tínhamos pouco mais de 400 comissionados, enquanto na gestão atual, por exemplo, são mais de dois mil prestadores de serviço. Eu sei o que é valorizar o concurso público, tenho experiência administrativa”, lembrou o deputado.

 

Assim, no caso das empresas públicas e sociedades de economia mista, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobras, valerá o concurso público para as carreiras de atividade-fim e fica autorizada a terceirização para serviços especializados e atividades de segurança, limpeza e manutenção. Esse é o entendimento atual da Justiça do Trabalho.

 

“Temos de manter o concurso para as carreiras, para não dar espaço para apadrinhamento”, disse Veneziano. “Tivemos a votação de um texto base, mas, como havia dito antes, era plenamente passível de modificações por meio de emendas destacadas. Eu não concordo com a generalização da terceirização, o que, a meu ver, acarreta prejuízos aos trabalhadores” frisou.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria