....
....
20/04/2015

Senador Raimundo Lira destaca papel do Congresso na fiscalização das obras do São Francisco


O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou durante recente discurso proferido no Plenário do Senado a reinstalação, nesta semana, da comissão temporária para acompanhamento da transposição de águas do Rio São Francisco. Ele ressaltou a importância da atuação do Senado na fase final das obras, exercendo sua atribuição de fiscalização.

 

Na quarta-feira (15), Lira foi eleito presidente da comissão, que terá como relator o senador Humberto Costa (PT-PE). O senador paraibano citou números do empreendimento, que classificou como “monumental”: 622 km de obra linear, com construção de quatro túneis, 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento e 27 reservatórios, com investimentos de R$ 8,2 bilhões.


Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) ocupou a tribuna do Senado para falar sobre a transposição

 

Raimundo Lira lembrou ainda que a transposição deve garantir a segurança hídrica de pelo menos 12 milhões de pessoas, em 390 municípios do agreste e do sertão em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. “As polêmicas que cercaram a concepção e a execução do projeto se transformaram em uma crescente ansiedade pela sua rápida conclusão. O fato é que a chamada crise hídrica demonstrou cabalmente a urgência e a importância dessas obras”, disse Raimundo Lira.

 

Ramal Piancó - Como exemplo do impacto das obras na vida do nordestino, o senador mencionou a construção do sistema adutor do Piancó, na Paraíba. Segundo ele, a iniciativa é fundamental para garantir a capacidade de abastecimento do sistema de reservatórios Coremas-Mãe d'Água, que enfrenta dificuldades nos períodos de estiagem.

 

“A abertura do terceiro eixo de transposição do Vale do Piancó certamente impulsionará o desenvolvimento rural do interior do meu Estado, minorando os problemas regionais de abastecimento de água”, explicou.


Do Blog Carlos Magno, com Assessoria