....
....
25/04/2015

Jornalista Gilson Souto Maior lança livro em Campina Grande e lamenta desvirtuamento do radiojornalismo na Paraíba


O experiente e conceituado jornalista Gilson Souto Maior lançou na noite desta sexta-feira (25), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande o seu livro “Rádio – História e Radiojornalismo”. Na oportunidade, ele proferiu palestra com o tema “A história do Rádio e do Radiojornalismo”, com enfoque para a atuação dos profissionais de rádio na Paraíba. As atividades fizeram parte das comemorações dos 35 anos de fundação da Associação Campinense de Imprensa – ACI.

 

Durant a palestra, Gilson Souto Maior falou – de forma resumida –sobre o conteúdo do livro, que mostra a introdução do radiojornalismo na Paraíba, sobretudo em Campina Grande, onde ele começou a atuar – e as diferenças entre o radiojornalismo feito ontem e o que é exercido hoje. Gilson não poupou críticas ao que considerou um desvirtuamento do radiojornalismo atual.


O jornalista Gilson Souto Maior está completando, agora em 2015, 50 anos de profissão

 

Ele lembrou que, antigamente, o radiojornalismo nas emissoras era feito com equipes que produziam os programas e enfocavam todos os assuntos, colocavam repórteres na rua, com entradas ao vivo, enfocando todos os temas de interesse da coletividade. Hoje, de acordo com Gilson, a realidade é outra, bem diferente.

 

“Eu fico envergonhado quando escuto alguém ser anunciado como diretor de radiojornalismo de uma emissora que tem só um programa ao meio dia, que só fala de política, ou adentrando na vida particular de uma pessoa. Isso não é radiojornalismo, ao meu entender”, afirmou o profissional, que, agora em 2015, completa 50 anos de atividade.

 

Segundo Gilson, a mudança do radiojornalismo ocorre apenas na Paraíba, pois em outros estados o trabalho é feito como manda a regra. “Lá fora se faz radiojornalismo como nós aprendemos na faculdade, como se fez durante anos por aqui. E porque na Paraíba não se faz mais?”, questionou ele.


O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande ficou lotado para acompanhar a palestra de Gilson Souto Maior

O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande ficou lotado para acompanhar a palestra de Gilson Souto Maior


Gilson Souto Maior finalizou a palestra lamentando a fase por que passa o rádio na Paraíba. “Não posso dizer que finalizo minha participação dizendo da satisfação de afirmar que o rádio está bem. Não está. Lamentavelmente”.

 

Durante a solenidade, a ACI homenageou vários profissionais da imprensa de Campina Grande que, ao longo destes 35 anos de existência da entidade, tem uma história junto à comunicação na cidade. O presidente da ACI, Fernando Soares, também apresentou a mais recente conquista da entidade: um terreno doado pela Prefeitura para que a associação construa a sua sede própria, localizado no bairro do Monte Santo.

 

Do Blog Carlos Magno