....
....
26/04/2015

Blog Carlos Magno entra na lista dos 10 sites mais acessados de Campina Grande, segundo o ranking Alexa


Confesso que quando comecei a escrever e sentir vontade de publicar o que escrevia, criando meu blog, não tinha interesse algum em concorrer com quem já estava no mercado. Nem mesmo ganhar dinheiro com a atividade, pois trato o meu blog como quem trata um filho, sempre me dedicando, atualizando e procurando partilhar com as pessoas meus pontos de vista ou notícias que encontro por aí e que julgo serem interessantes.

 

Mas essa despretensão acabou por gerar, vejam só, uma onda de acessos que eu mesmo não tinha a expectativa de vivenciar. Quando comecei com o Blog (ele entrou no ar no dia 09 de novembro de 2009, por incentivo do amigo Eli Morais), minha média de acessos era de 50 a 100 por dia. Quando publicava assuntos mais palpitantes, chegava a 200, 300 acessos diários.


O Alexa é aceito no mundo inteiro e reconhecido pelas mais importantes e sólidas empresas como um dos parâmetros de aferição de dados na internet

 

Passados pouco mais de cinco anos do dia em que o blog entrou no ar, hoje vejo que, diariamente, chego a ser lido por 1.000 a 2.000 pessoas, dependendo do dia e das matérias postadas. Já cheguei a ter picos superiores a 13 mil acessos, como ocorreu no último dia 1º de março (veja tela abaixo). Mas o melhor é que o blog nunca saiu do ar por ter muitos acessos ao mesmo tempo. Graças à competência de Eli Morais, o competente programador que mantém o blog no ar.

 

Pois neste final de semana fiquei surpreso ao ler matéria postada pelo colega Gutemberg Cardoso no seu bem acessado site Polêmica Paraíba (www.polemicaparaiba.com.br), apresentando os blogs e sites mais acessados da Paraíba, por cidade e por assuntos abordados, de acordo com o Ranking Alexa. E, no caso de Campina Grande, acabei entrando no grupo dos 10 mais, ocupando a oitava posição – junto com blogs de outros colegas jornalistas e de sites de notícias e de empresas diversas.

 

O Alexa é aceito no mundo inteiro e reconhecido pelas mais importantes e sólidas empresas como um dos parâmetros de aferição de dados na internet. As Agências de Propaganda sempre estão de olho nos sites a partir deste ranking, e governos – em todas as esferas – já manifestaram acompanhar sua evolução. O indicador Alexa é um serviço de informações sobre o tráfego da Internet Mundial criado pela Alexa Internet Inc, uma empresa controlada pela gigante Amazon.com, que mede quantos usuários de internet visitam um determinado site.


Google Analytics mostra pico de acessos no Blog Carlos Magno no dia 1º de março de 2015: mais de 13 mil acessos num só dia

Google Analytics mostra pico de acessos no Blog Carlos Magno no dia 1º de março de 2015: mais de 13 mil acessos num só dia


A fórmula exata de cálculo (métricas) nunca foi divulgada, mas especialistas afirmam que os dados estão baseados em milhões de análises de tráfego de usuários do Alexa Toolbar (ferramenta de avaliação de trafego que pode ser instalado no site), bem como de coleta de informações possivelmente ligadas aos acessos em sites de busca como: Google Search, Yahoo! Search, Gmail, Yahoo! Mail, Google Trends, Google AdWords, AdSense, Outlook Search,  Google Analytics e agora o Google Offers.

 

O Ranking Alexa  mostra uma lista de todos os sites da internet ordenados por tráfego. Registrando em qual posição o tráfego do site ocupará em relação aos mais de 196 milhões de sites do mundo, como também em qual colocação o site está entre os milhares de sites do Ranking do Brasil.

 

Quero dividir essa alegria com todos os que, diariamente, dedicam um tempinho para ler o que publico – alguns, inclusive, acabam comentando nas redes sociais os assuntos abordados, ajudando a difundir ainda mais as postagens. Se fico feliz, ao mesmo tempo fico preocupado, pois aumenta a minha responsabilidade em procurar publicar com mais qualidade e diversidade. Mas estou disposto a continuar me dedicando. Mais e mais.

 

Minha família e meus amigos mais próximos sabem o quanto fico feliz com notícias assim, pois são testemunhas diárias da minha felicidade em falar do blog e do crescente número de leitores. Valeu, gente!


Ranking publicado neste final de semana pelo protal Polêmica Paraíba, com base no Alexa

Ranking publicado neste final de semana pelo portal Polêmica Paraíba, com base no Alexa


Do Blog Carlos Magno