....
....
01/05/2015

Presidente Pimentel mostra-se contra voto distrital e alerta para risco de adoção do novo sistema em outras cidades da Paraíba


O Presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande, Pimentel Filho (PROS) esta alertando e conclamando a todas as Câmaras Municipais da Paraíba, para que cobrem da Bancada Federal a derrubada da Lei que institui o voto distrital.

“Hoje, em forma de laboratório, o Senado está impondo aos vereadores de João Pessoa e de Campina Grande uma situação de “cobaias”, pois, logo que implantado, nada, nem ninguém, garantirá que as outras 221 Câmaras do Estado não passarão pela mesma perda de representatividade social”, destacou Pimentel Filho.

Segundo ele, inicialmente, a proposta, disfarçada de reforma eleitoral, atingirá apenas as cidades com mais de 200.000 eleitores. Pimentel destacou que os municípios onde vigorar o novo sistema terão um número de distritos eleitorais idêntico ao número de vagas na Câmara de Vereadores, de forma que os eleitores de cada distrito escolhem um representante em votação majoritária.

O presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande, pimentel Filho (PROS) tem receio de que a proposta seja estendida a todos os municípios da Paraíba

O presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande, pimentel Filho (PROS) tem receio de que a proposta seja estendida a todos os municípios da Paraíba

Cada partido ou coligação, lembra o presidente, poderá lançar apenas um candidato por distrito. Além disso, o vereador eleito por uma determinada região levará consigo um suplente.

Segundo dados do IBGE e da Justiça eleitoral, os 10 maiores Colégios Eleitorais da Paraíba são João Pessoa, com 464.139 eleitores; e Campina Grande, com 263.489 eleitores. Apenas estes dois serão atingidos inicialmente.

Não serão inclusas no voto distrital, por terem menos de 200 mil eleitores, as Câmaras Municipais de cidades como Santa Rita, com 90.588 eleitores; Bayeux, com 70.589; Patos, com 67.170; Sousa, com 47.487; Cajazeiras, com 44.489; Cabedelo, com 40.770; Guarabira, com 39.978; e Sapé, com 38.429 eleitores.

Do Blog Carlos Magno, com Dirp/CMCG