....
....
06/05/2015

Secretário de Romero defende repensar os 30 dias de São João, com base em diagnóstico de consumo de água


O Secretário Municipal de Cultura de Campina Grande, vereador licenciado Lula Cabral, defendeu nesta quarta-feira (06), durante entrevista à Rádio Caturité AM da cidade, que seja feita uma espécie de “diagnóstico de consumo” de água para os 30 dias de realização do Maior São João do Mundo. O objetivo seria saber o impacto do São João com 30 dias de duração no que se refere à água que será consumida na cidade.

O problema é que, nos últimos dias, se acentuou ainda mais o debate em relação a medidas emergenciais que devem ser adotadas para evitar um total colapso no abastecimento de água da cidade, em função do atual estágio em que se encontra o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios do chamado Compartimento da Borborema.

O Secretário Municipal de Cultura, Lula Cabral, entende que se houver um grande impacto de consumo de água na cidade, o São João de 30 dias deve ser repensado

O Secretário Municipal de Cultura, Lula Cabral, entende que se houver um grande impacto de consumo de água na cidade, o São João de 30 dias deve ser repensado

Atualmente, Boqueirão encontra-se com aproximadamente 19% de sua capacidade total de armazenamento. Porém, se considerarmos o chamado “volume morto”, que é o volume praticamente imprestável que se acumula no fundo do manancial (que gira em torno de 10% nos açudes), a disponibilidade hídrica do Epitácio Pessoa seria, atualmente, de aproximadamente 9%.

Lula Cabral disse que, de posse deste diagnóstico, seria convocado um conselho formado por coordenadores do São João para que se tome uma posição em relação à manutenção dos 30 dias de festa. “Mas nós precisamos saber o impacto. Por isso que defendo que seja realizado este diagnóstico”, afirmou o auxiliar do prefeito Romero Rodrigues.

Do Blog Carlos Magno