....
....
14/05/2015

Auditores da Receita Estadual presos por cobrar propina para não multar empresários terão que devolver dinheiro


O secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, afirmou nesta quarta-feira (13) que todo o dinheiro que deixou de ser recolhido aos cofres públicos por causa de crime de corrupção praticado por dois auditores da Receita será devolvido à sociedade paraibana.

 

Durante entrevista coletiva, na sede do Ministério Público da Paraíba, o secretário detalhou sobre a Operação Mercado Negro, desencadeada na madrugada desta quarta-feira e ressaltou que os dois auditores presos representam uma exceção e que a maioria absoluta dos funcionários da Receita Estadual é honesta e responsável.


As investigações constataram que servidores da Receita Estadual estavam extorquindo empresários ao exigirem pagamento de “propina” em detrimento da realização de fiscalizações e lavraturas de autos de infração

As investigações constataram que servidores da Receita Estadual estavam extorquindo empresários ao exigirem pagamento de “propina” em detrimento da realização de fiscalizações e lavraturas de autos de infração


Há cerca de seis meses, a Secretaria de Estado da Receita, em parceira com o Ministério Público da Paraíba, deu início a uma investigação para apurar uma denúncia feita por um empresário relativa à extorsão praticada por dois auditores do órgão. Na manhã desta quarta, o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar, cumpriu dois mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, ambos expedidos pela 6ª Vara Criminal.

 

Marialvo Laureano destacou que, para o combate ao crime de sonegação fiscal, é importante a participação da sociedade. “O Governo do Estado tem reestruturado todos os mecanismos contra esse tipo de crime. Temos a Corregedoria, que acompanha qualquer desvio de conduta por parte de algum funcionário da Receita e, também, o telefone 3218-5030. É um mecanismo em que o empresário que for vítima desse tipo de crime pode denunciar, assim como no próprio sítio da Receita, por meio do link Denuncie Aqui”, afirmou.


O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar, cumpriu dois mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, ambos expedidos pela 6ª Vara Criminal

O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Militar, cumpriu dois mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão


As investigações constataram que servidores da Receita Estadual estavam extorquindo empresários ao exigirem pagamento de “propina” em detrimento da realização de fiscalizações e lavraturas de autos de infração.

 

O secretário da Receita esclareceu que os auditores envolvidos não representam a categoria dos funcionários do órgão. “Temos funcionários probos, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. Esses dois envolvidos representam uma exceção”, disse. “Quero ressaltar que a sociedade não terá nenhum prejuízo, pois todas as empresas fiscalizadas por esses funcionários passarão por um novo processo e todo o dinheiro que tenha sido sonegado será restituído”, finalizou.

 

Do Blog Carlos Magno, com Secom-PB