....
....
14/05/2015

Papa Francisco é o líder mundial mais influente do Twitter. Veja ranking com Obama, Dilma e outros líderes


As postagens do Papa Francisco no Twitter são as mais compartilhadas pelos internautas e sua presença tem provocado mudanças de paradigmas na rede social. É o que mostra um estudo da multinacional especializada em consultoria de comunicação Burson-Marsteller. “O Papa nos ensina que o engajamento nas mídias sociais não tem a ver com conversação. Apesar de somente publicar mensagens, o Papa é o segundo líder mundial mais seguido com quase 20 milhões de seguidores nas suas nove contas no Twitter”, diz o levantamento.

 

A influência é medida com base no número de retuítes. Em média, cada mensagem do Papa, na conta em espanhol, recebe mais de 9 mil retuítes, seguida da conta em inglês, com cerca de 7 mil. A conta do Papa em português é seguida por mais de 1,3 milhões de pessoas. A versão em língua portuguesa é administrada pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais.


A influência é medida com base no número de retuítes. Em média, cada mensagem do Papa, na conta em espanhol, recebe mais de 9 mil retuítes, seguida da conta em inglês, com cerca de 7 mil. A conta do Papa em português é seguida por mais de 1,3 milhões de pessoas

A influência é medida com base no número de retuítes: cada mensagem do Papa, na conta em espanhol, recebe mais de 9 mil retuítes, seguida da conta em inglês, com cerca de 7 mil. A conta do Papa em português (acima) é seguida por mais de 1,3 milhões de pessoas


Apesar de não ser o mais seguido entre eles, o papa Francisco é aquele com maior número de retuítes. Ele já havia sido identificado como líder mundial mais influente do Twitter na mesma pesquisa do ano passado.

 

O campeão no número de seguidores é o presidente estadunidense, Barack Obama, que tem 57 milhões de seguidores. Obama é também o líder mundial com conta mais antiga na rede social, desde 05 de março de 2007, quando ainda era senador. Outro líder com conta desde 2007 na rede é o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. Ele também se destaca como o presidente da América Latina com mais seguidores.

 

A presidenta brasileira Dilma Rousseff está em quarto lugar no ranking latino-americano. Ela perde para o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e para a presidenta argentina, Cristina Kirchner.

 

A Burson-Marsteller analisou 660 contas do Twitter em 164 países. “Esse estudo mostra que os governos estão cada vez mais profissionais no uso das redes sociais”, diz Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller na América Latina, em comunicado oficial.

 

É da África o presidente que mais interage com seus seguidores no Twitter. Paul Kagame, presidente de Ruanda, responde a 86% das postagens de seus seguidores.

 

Do Blog Carlos Magno, com Agências Internacionais