....
....
18/05/2015

VEJA VÍDEO: Talento campinense, Fred Ozanan amarga perda IRREPARÁVEL de sua produção cultural, por erro da Energisa


O cartunista campinense Fred Ozanan é daqueles que tem competência no que faz e gosta de mostrar suas criações aos amigos. Não conto as vezes em que fui ao seu escritório para tratar de trabalho, mas tive que me render a uns minutos a mais em sua companhia, após tratar do assunto profissional que me levara ao local, para ver suas últimas criações, sempre com o toque do seu inigualável talento.


Esta semana fui ao escritório de Fred, novamente para falar de trabalho. E, ao final, não mais vi aquele Fred com o brilho nos olhos a apresentar as últimas criações. Desta vez, mostrou-me o irreparável: o prejuízo – não apenas financeiro – que teve, após enxurrada que atingiu seu escritório e levou junto com os papéis que ficaram imprestáveis, uma verdadeira história contada em mais de 300 desenhos e 150 livros que ficaram simplesmente imprestáveis.


Fotos feitas pelo próprio Fred Ozanan no dia emq eu entrou no escritório pela primeira vez, após a enxurrada que lhe causou o prejuízo


Só de charges contratadas pelo site UOL – que o tem em seu rol de cartunistas – foram mais de 50 perdidas. Tem uma charge que foi contratada pelo Ministério da Educação e que estará na próxima prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que Fred perdeu os originais com o alagamento e, agora, está sendo cobrado, pelo MEC, para que envie os envie, o mais rápido possível. “Como, se o original não existe mais?”, lamenta.


O Blog Carlos Magno aproveitou para registrar imagens de um pouco do cenário que permanece lá, dividindo o mesmo espaço onde Fred continua com suas criações. “Olhar para isso me traz recordações de tudo o que fiz durante os anos de minha vida dedicados à produção. O pior é que, cada vez que mexo aqui, descubro mais coisas que perdi”, afirma Fred, desolado.


Foto feita por Fred ozanan durante o serviço de poda feito por profissionais da Energisa

Foto feita por Fred Ozanan durante o serviço de poda feito por profissionais da Energisa


O prejuízo foi causado por conta de um serviço de poda executado por profissionais da Energisa, numa árvore que fica na calçada do escritório de Fred, visando livrar a rede elétrica dos galhos da árvore, cujo crescimento é natural e exige, vez por outra, uma ação da empresa.


O problema é que, após a poda, os funcionários não recolheram os galhos todos, deixando muitos deles – e muitas folhas soltas – no telhado do prédio, o que ocasionou o entupimento das calhas que recolhiam a água da chuva. Com o entupimento, a enxurrada – uma das últimas grandes chuvas caídas na cidade, há cerca de dois meses – foi pra dentro do escritório, destruindo de computadores a originais dos trabalhos de Fred. “Choveu mais aqui dentro do que lá fora”, ironiza Fred.


O cartunista ingressou com pedido de ressarcimento, que está em análise na Energisa. Porém, o prejuízo maior, a empresa não poderá ressarcir, que é a perda cultural que ele teve.


Veja o vídeo com Fred Ozanan e as imagens do prejuízo que a chuva lhe causou:


Do Blog Carlos Magno