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22/05/2015

TCU aponta fragilidades nos estudos do modelo de concessão de ferrovias e Ministro Vital do Rêgo lembra Transnordestina


O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta (21/5) auditoria que avaliou modelo de concessão de ferrovias do Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em 2012. O programa prevê o investimento de R$ 100 bilhões em 35 anos. É prevista a construção de 11.000 km em 14 ferrovias.

 

Entre as fragilidades, a auditoria apontou ausência de critérios objetivos para escolha dos trechos e do modelo de operação. Além de deficiências no planejamento para integração da nova malha com a existente.

 

O ministro Augusto Nardes, relator da auditoria, destacou que faltam ferrovias no Brasil. Segundo ele, “a alta dependência do setor rodoviário tem impacto na competitividade e no desenvolvimento do País”.


O Ministro do TCU Vital do Rêgo disse que a Ferrovia Transnordestina é uma obra importante para o país, mas apresentou problemas: "Os preços não batiam com as práticas de mercado"

 

O ministro Vital do Rêgo lembrou do caso emblemático da ferrovia Transnordestina. “O projeto não apresentava estudos de viabilidade econômica. Os preços não batiam com as práticas de mercado. Faltou planejamento. É uma obra importantíssima para o País”, afirmou.

 

O TCU recomendou ao Ministério dos Transportes que justifique a escolha dos trechos selecionados e os critérios que serão utilizados na priorização de investimentos e, ainda, que promova estudos para comprovar a compatibilidade entre os novos trechos e os já existentes.

 

O tribunal deu prazo de 120 dias para que ministério apresente plano de ação para implementar as recomendações.

 

Do Blog Carlos Magno, com site do TCU