....
....
28/05/2015

O Globo diz que deputado paraibano “jovem e milionário” quer reduzir idade mínima para se candidatar a senador


O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, apresenta reportagem na qual afirma que o deputado federal Wilson Filho (PTB-PB) quer reduzir a idade mínima para poder disputar um cargo de Senador da República. Esta foi a sugestão que Wilson conseguiu emplacar junto ao relator do projeto de reforma política na casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

 

Na reportagem, o jornal O Globo chama Wilson Filho de “jovem, milionário e filho de uma família influente na política”. Segundo a matéria, Wilson quer reduzir para 29 anos a idade mínima para o cidadão se candidatar a Senador, idade que ele terá em 2018, quando ocorrerão eleições para preenchimento de duas vagas de cada estado, no Senado Federal.


Atualmente, a idade mínima para "pisar no tapete azul" do Senado é 35 anos. Wilson Filho quer reduzir para 29, idade que terá em 2018

 

Veja a reportagem, na íntegra:

 

Em ‘causa própria’, , deputado propõe redução de idade mínima para senador

 

BRASÍLIA - Ele é jovem, milionário, filho de uma família influente na política, mas havia um obstáculo em seu caminho. Aos 25 anos, o deputado Wilson Filho (PTB-PB) não poderia se candidatar ao Senado nas próximas eleições de 2018, já que a Constituição determina a idade mínima de 35 anos para senadores. Wilson não se deixou abater e aproveitou a reforma política para mudar as regras.

 

Conseguiu que o relator Rodrigo Maia (DEM-RJ) diminuísse de 30 para 29 anos a idade mínima para elegibilidade de governadores, vice-governadores e que estendesse a nova regra para senadores. Esse é um exemplo de como o relatório da reforma política se tornou um apanhado das mais diversas vontades dos deputados que, com a promessa de apoiarem o chamado distritão como sistema eleitoral, conseguiram incluir temas de seu interesse.

 

PLANOS PARA 2018

 

A mudança, se aprovada, atenderá as ambições políticas do jovem Wilson Filho, que terá 29 anos em 2018, quando ocorrerão as próximas eleições para o Senado. O jovem milionário (tem R$ 5,6 milhões declarados à Justiça Eleitoral) diz ter atendido às pressões dos movimentos ligados à juventude ao pedir a alteração. Citou o Panamá como referência de país onde a idade mínima para senador é menor que no Brasil.

 

— Minha intenção era diminuir a idade para 25 anos para as eleições majoritárias, exceto para presidente da República. Hoje, se pode ser prefeito de São Paulo aos 21 anos, mas não se pode ser governador do Amapá aos 29. Isso está ultrapassado. A sociedade mudou, e as regras não acompanharam. Queremos que o Senado seja oxigenado como a Câmara. Experiência não se calcula pela idade — diz o deputado.

 

Wilson diz que a escolha da idade se deve ao fato de o Estatuto da Juventude considerar 29 anos o limite para uma pessoa ser considerada jovem. O deputado nega que tenha defendido a medida por interesse próprio.

 

— Eu poderei ser candidato, mas não pretendo por enquanto — diz Wilson que, coerentemente com sua posição de dar mais responsabilidades aos jovens, defende a redução da maioridade penal.

 

Do Blog Carlos Magno, com O Globo