....
....
05/06/2015

São João de Campina Grande terá reforço diário de mais de 500 policiais civis, militares e bombeiros. Veja atuação de cada órgão


O plano operacional para o São João de Campina Grande 2015, anunciado esta semana pelas forças policiais da Paraíba, terá um efetivo empregado de 557 homens entre policiais civis, militares e bombeiros militares, por dia, nos locais de festa, além do policiamento ordinário. O Maior São João do Mundo 2015 começa nesta sexta-feira (05) e se estende por 30 dias, até o dia 05 de julho.

 

Polícia Militar – A PM empregará em dias de maior concentração 453 homens e contará com monitoramento de 73 câmeras instaladas na área do Parque do Povo e adjacências, sendo 12 de longo alcance, que ficarão em uma Unidade Móvel. Serão 20 viaturas que ocuparão o local da festa diariamente e que vão realizar rondas em bairros próximos. O policiamento será feito a pé, motorizado e ainda contará com o apoio da cavalaria, Batalhão de Choque e Rotam.


O anúncio foi feito pela cúpula da Segurança pública da Paraíba esta semana, na sede do Corpo de bombeiros, em Campina Grande

 

“O trabalho policial é amplificado com a instalação de plataformas de observação em vários pontos do Parque do Povo e teremos ainda o apoio das câmeras indicando tumulto. Destaco também o policiamento feito em várias modalidades, como a cavalaria e o Batalhão de Choque e a Rotam, que somam no combate à criminalidade e assim o intuito é garantir uma festa mais tranquila para todos que vierem para o São João da cidade”, afirmou o major Gilberto Felipe, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar.

 

Polícia Civil – Vai trabalhar com 34 policiais diariamente, formando equipes de delegados, agentes de investigação e escrivães. Estes grupos serão distribuídos entre a ‘Delegacia do Forró’, no Núcleo Integrado de Segurança Pública no Parque do Povo, e ainda no Plantão da Central de Polícia e nas Delegacias Especializadas. Serão seis viaturas, sendo duas nas imediações do Parque do Povo.

 

“É importante destacar que as ocorrências referentes à Festa e relacionadas com o São João diretamente serão lavradas na Delegacia do Forró, com uma equipe à disposição da sociedade. A nossa ideia é dar total apoio à população e aos turistas que vêm para o São João”, disse o titular da 10º Delegacia Seccional de Polícia Civil, com sede em Campina Grande, Iasley Almeida.

 

Bombeiros - O 2º Batalhão de Bombeiros Militares colocará à disposição 57 homens, que trabalharão diariamente nos locais de festa. Serão 10 viaturas posicionadas em pontos estratégicos do Parque do Povo e bairros próximos. Os Bombeiros realizarão trabalho preventivo e ainda de orientação, relacionados à prevenção de incêndios e acidentes em estabelecimentos comerciais e de hospedagem.

 

Também serão responsáveis por vistorias técnicas em extintores de incêndio e locais de venda de fogos de artifício. Este ano haverá o monitoramento em áreas próximas a Campina Grande que contam com açudes e barreiros, com orientação aos banhistas e com suporte para o trabalho de buscas e salvamento aquático.

 

Polícia Científica - O Instituto de Polícia Científica (IPC) contará com 13 policiais diários, em equipes de peritos, técnicos em perícia, necrotomistas e papiloscopistas. Serão três viaturas e ainda dois rabecões que ficarão à disposição diariamente em regime de plantão.

 

“É importante destacar que em 2015 estamos com uma estrutura bem equipada e com excelentes profissionais, já que recentemente inauguramos o Núcleo de Polícia Científica de Campina Grande e que está em pleno funcionamento para atender às Polícias e ainda à população”, disse o diretor do Instituto de Polícia Científica da Paraíba, Humberto Pontes.

 

197 – A população poderá contar com os canais de comunicação disponibilizados pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds). Um deles é o número 197 – Disque Denúncia. “Qualquer pessoa que tiver informações sobre práticas criminosas e quiser ajudar a Polícia pode entrar em contato via o Disque Denúncia. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido”, frisou o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, João Alves.

 

Delegacia Online – Quem não quiser se deslocar até uma delegacia de polícia e tiver sido vítima de furto e/ou perder documentos de identificação pode fazer o Boletim de Ocorrência pela internet, por meio do endereço www.delegaciaonline.pb.gov.br, disponibilizado pela Seds.

 

Para o secretário da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, o policiamento para o São João foi pensado e articulado estrategicamente para trazer tranquilidade a todos que vierem para a Festa. “As Forças de Segurança do Estado estão empenhadas em combater à criminalidade e evitar que qualquer evento venha manchar a beleza do São João de Campina Grande e da Paraíba”.

 

Ele confirmou que haverá um trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar. “Vamos manter o Núcleo Integrado de Segurança Pública, que funcionará no Parque do Povo, e ainda teremos o apoio do helicóptero Acauã, que realizará um trabalho de monitoramento aéreo. E acrescentamos que este ano vamos manter uma equipe de policiais especificamente para coibir ações de tráfico de drogas em toda a área da festa”, reiterou Cláudio Lima.

 

Do Blog Carlos Magno, com Secom-PB


VEJA TAMBÉM AS MAIS LIDAS DO BLOG:


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- PEDIDO DE DESCULPA EM VÍDEO: Vendedor de milho que usou água de esgoto para cozinhar espigas se desculpa

- Cássio é indicado para compor CPI que vai investigar lavagem de dinheiro de políticos em contas secretas na Suíça

- Dr. Rey volta ao Bar do Cuscuz, diz que foi agredido, deu 1º soco e que vai processar restaurante: “um gay apertou meus testículos”

- Campina acorda triste com a perda de dois de seus filhos: morrem Joacir Oliveira e Raniere Barbosa